Gourmet e Vinhos

Não se deixe enganar pelo nome: este bolo alentejano não tem nada de podre

Mel, canela, erva-doce, ovos e laranja são alguns dos ingredientes de que precisa para preparar a receita.
Fotografia: Stephen Kidd no Unsplash.

Não se sabe qual a razão por detrás do nome tão peculiar deste bolo típico do Alentejo, que conquista pelo aroma ainda antes de domar o palato. A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, porém, sugere uma hipótese: provavelmente, a designação reflete o (longo) período de tempo em que é possível conservar a iguaria em bom estado — sempre que bem protegida em recipientes fechados —, o que permite apreciá-la quando já devia estar imprópria para consumo.

Certo é que, na hora de lanche, não há nada melhor do que uma generosa fatia deste bolo, que se pensa ser obra das freiras Carmelitas do Convento de Nossa Senhora da Esperança, fundado em 1541, em Beja. Sobretudo quando o pedaço vem acompanhado por um bom chá ou café. É, também, uma excelente opção de sobremesa.

Para sorte de todos, prepara-se com relativa facilidade em, aproximadamente, 40 minutos, sendo que cerca de 25 destes são passados no forno. Se seguir a receita do Continente, entre mel, canela, erva-doce, ovos e laranja, todos os ingrediente são fáceis de encontrar nos supermercados. Serve seis pessoas.

Do que precisa

— 80 gramas de açúcar
— 130 gramas de farinha de trigo
— 6 ovos
— 125 gramas de mel
— meia laranja (raspa e sumo)
— 1 colher de chá de erva-doce em pó
— 75 gramas de manteiga derretida
— 1 colher de chá de canela
— 1 colher de chá de levedura

Como se faz

Comece por bater as seis gemas com o mel, a levedura, o açúcar, as especiarias, a manteiga, a raspa de laranja e o sumo da mesma. Junte então a farinha e bata para integração completa. De seguida, bata as claras em castelo firme e acrescente-as ao preparado anterior, integrando-as de baixo para cima.

Posteriormente, unte uma forma, polvilhe-a com farinha e verta nela a massa do bolo até atingir três quartos da altura. Tape-a com uma folha de alumínio untada com manteiga e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante 20 minutos. Findo este tempo, remova a folha de alumínio e deixe aloirar mais cinco minutos. Retire do forno.

Se integra o grupo que apenas quer saber de bolos quando estes têm chocolate entre os ingredientes, carregue na galeria para conhecer receitas, para fazer em poucos minutos, que o têm como estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT