Gourmet e Vinhos

Nesta nova loja online bebidas não faltam — e entregam em casa em menos de uma hora

A Swig arrancou em julho e é uma plataforma que reúne (e entrega) os produtos de dezenas de garrafeiras.
Há sempre uma bebida disponível

Foi um “acaso total” que a ideia de João Mendes e Vítor Cordeiro tenha surgido precisamente no momento da eclosão da pandemia que nos fechou em casa — e tanto nos fez depender dos serviços de entrega ao domicílio. Mais de um ano depois, nascia a Swig.

Arrancou em julho e mais do que uma loja online, é uma plataforma de mercado que serve de montra aos produtos dos parceiros — garrafeiras, lojas gourmet, cervejeiras. No site é possível encontrar mais de quatro mil produtos diferentes, com a promessa de que muitos deles podem ser entregues em menos de 60 minutos.

Claro que esta entrega rápida depende de alguns fatores, nomeadamente da distância ao local onde se encontram os produtos que pretende. O cálculo é sempre feito no momento da compra e apresentado antes do pagamento ao cliente.

“Sabíamos que queríamos um negócio digital, inclusivo, que tivesse uma tecnologia robusta. Fizemos um forte investimento na plataforma, cerca de 70 por cento do total investido”, diz à NiT João Mendes, CMO da Swig.

“Basicamente, entregamos em 60 minutos desde que o cliente que esteja a pedir e a loja que esteja a servir estejam num raio de quinze quilómetros”, explica. À exceção dessas entregas rápidas, as encomendas podem ser levadas a qualquer ponto do País através dos CTT.

Por enquanto, a rede da Swig foca-se no concelho de Lisboa, onde têm 25 parceiros que possibilitam três tipos de entregas: o envio na hora, feito através de uma empresa de estafetas; a entrega a uma hora marcada; e o pick-up em loja.

A existência de diferentes parceiros pode dar origem a umas boas dores de cabeça. Se o produto que procurar estiver disponível em dois ou mais locais, pode sempre optar pelo mais interessante. No caso da cerveja, por exemplo, há locais que a vendem já fresca — e essa informação está disponível no site.

“Estamos sempre à procura de novos parceiros para alargar a rede, porque quantos mais tivermos, mais soluções próximas dos clientes teremos”, nota. As taxas de entrega começam nos 3€.

No catálogo há um pouco de tudo, de vinhos a cervejas, a espirituosas e cocktails pré-preparados — e até utensílios de bar e alguns pequenos snacks e petiscos.

“Queremos crescer em bolha. De Lisboa queremos ir para Cascais, Carcavelos, Sintra, Margem Sul”, explica o empresário de 39 anos. “E a ideia passa também por criar outro centro no Porto, se bem que também já temos recebido muitos pedidos de outros distritos.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT