Gourmet e Vinhos

Neste Carnaval, troque os desfiles por uma feira de queijo da Serra da Estrela

Todos os caminhos vão dar a Seia entre 10 e 13 de fevereiro. Haverá ainda enchidos, pão de centeio, vinho e outras iguarias locais.
Combine o queijo com outras iguarias.

Ninguém no seu perfeito juízo rejeita a oportunidade de comer um bom queijo da Serra da Estrela. Por isso mesmo, pode começar a planear uma visita com os amigos e a família a Seia no fim de semana de Carnaval. Entre 10 e 13 de fevereiro, os melhores produtores da região vão juntar-se no Mercado Municipal.

Produzido a partir do leite de ovelhas Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira, este queijo curado é normalmente mais procurado na sua versão de pasta semimole, embora a vertente semidura tenha também muitos fãs.

Todos sabemos que o queijo da Serra da Estrela é um verdadeiro Shangri-La para os portugueses, mas a Feira de Queijo de Seia vai ter muito muito mais do que isso. A região junta-se neste evento para mostrar o que de melhor se faz por lá, portanto, não faltam outras iguarias locais como os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel e o azeite.

A par dos produtores, entre os quais é possível provar vários produtos, existem tasquinhas para refeições compostas e até demonstrações culinárias para quem adora cozinhar. Na tarde de dia 12, por exemplo, os visitante poderão provar gratuitamente requeijão com doce de abóbora após a produção no local do maior queijo de ovelha de Seia.

E onde há queijo da serra, não podia faltar a sua origem. Em redor do mercado, não vai querer perder a possibilidade de estar junto dos animais na recriação da Quinta do Pastor, especialmente se for com miúdos. A ovelha Serra da Estrela está obviamente em destaque, mas poderá ainda tirar selfies junto de cavalos, vacas, porcos, coelhos, e assistir ao concurso anual de ovinos e caprinos da região, numa mostra que vai aproximar todas as famílias da cidade à verdadeira vida de campo.

Ainda nos animais, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela marcará também presença. Assim, tenha atenção se levar um fanático por cachorros, porque é possível que saia de Seia com uma cria desta raça.

Numa feira regional não podia — como é óbvio — faltar o artesanato.Vai encontrar por lá vários acessórios em burel, um tecido típico feito de lã de ovelha, mas também casas de xisto, colheres de pau, tamancos (calçado), cestos, entre outros produtos. 

“O dinamismo da indústria alimentar a que temos assistido na última década muito tem contribuído para a valorização e promoção dos produtos tradicionais da serra da Estrela. É certo que não é um evento único na região, mas é um evento com dinâmicas muito próprias e muito associadas à identidade e cultura regional, com retorno na economia local, pela forte afluência de turistas à serra da Estrela no fim de semana do Carnaval e, por sua vez, a Seia. Neste contexto, ganham os produtores presentes na feira, mas também o alojamento e restauração do concelho, de uma forma direta, e ganha Seia”, adianta Luciano Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Seia.

O evento arranca todos os dias às 10 horas e termina às 20 horas, com a exceção da terça-feira de Carnaval. Neste caso, o horário de encerramento será antecipado para as 16 horas. Nos três primeiros dias, pode ainda contar coma as tasquinhas abertas até às 23 horas, para poder jantar com toda a tranquilidade.

Carregue na galeria para conhecer melhor esta maravilhosa feira regional.

ver galeria

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com o Município de Seia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT