A sopa é um dos pilares da gastronomia portuguesa e dificilmente falta à mesa. Da clássica canja, conhecida pelos seus supostos poderes curativos, ao caldo verde, símbolo das festas populares, passando pelo tradicional creme de cenoura, o difícil é encontrar alguém que nunca tenha pecado por um bom caldo.
Para os verdadeiros apreciadores, há um evento onde é possível provar dezenas de sopas por um valor fixo. O Festival de Sopas Fonte do Oleiro ’25 acontece no dia 23 de março, no Salão Paroquial da Fonte do Oleiro, em Porto de Mós, e promete um autêntico festim gastronómico. Com um bilhete de apenas 8€, os visitantes podem comer as sopas que quiserem (e conseguirem).
A iniciativa é organizada pela Comissão de Festas Fonte do Oleiro e arranca às 12h30. Além das várias receitas preparadas pelos habitantes locais, o festival inclui também outras iguarias tradicionais. Durante a tarde, os participantes poderão provar coscorões e experimentar o café d’avó, uma bebida feita com café e chicória, conhecida por suavizar a cafeína e adicionar propriedades terapêuticas.
O bilhete inclui uma taça, pão, bebida e acesso livre às sopas. Para crianças entre os 4 e os 12 anos, a entrada tem um custo reduzido de 4€.