gourmet e vinhos

Neste museu na Suécia há vinho feito com fezes e cerveja de testículos de baleia

É a mais recente exposição do que pode ser visitada no país durante os próximos três meses.
A exposição pode ser vista durante três meses.

O Museum of Disgusting Food (Museu da Comida Nojenta, em tradução livre para o português) surgiu com uma missão: mostrar as comidas e bebidas mais repugnantes do mundo. O objetivo tem sido cumprido nos últimos dois anos com exposições em várias cidades. A mais recente abriu no início de setembro na Suécia e apresenta um vinho feito com excrementos humanos e muitas mais opções que não vai conseguir imaginar.

A nova exposição do Museum of Disgusting Food pode ser vista em Malmö, no sul do país, durante os próximos três meses e é dedicada a bebida alcoólicas, as mais estranhas que alguma vez possa ter provado. A verdade é que existem e chegam de vários países.

A que tem levado a (óbvias) reações de vômitos, torcer de nariz e nenhuns sorrisos é um vinho preparado com fezes. “Isto é medicina tradicional coreana. Não é algo que as pessoas continuam a beber. É uma bebida histórica e era muito usada para curar ossos partidos e hematomas”, explica Andreas Ahrens, o diretor do museu, à agência France-Presse.

O líquido amarelo e meio translúcido pode ser visto num frasco nesta exposição. Durante a visita pode até cheirar, ou deixar a tarefa para um outro dia longínquo. “Agora cheira mais a álcool do que a fezes, mas quando se prepara, o cheiro é horrível”, continua Andreas Ahrens.

A garrafa está no interior do esquilo.

Este vinho não é a única experiência inusitada que terá neste museu. Há também uma cerveja feita com testículos de baleias da Islândia, um vinho preparado por prisioneiros americanos que fermenta no duche da própria prisão ou uma cerveja que é vendida no interior de um esquilo empalhado.

Aqui é também possível conhecer hábitos de diferentes países. Nantes, Berlim e Los Angeles foram outras das cidades que já receberam exposições do Museum of Disgusting Food. A crise causada pela Covid-19 obrigou a que esta exibição fosse adiada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT