gourmet e vinhos

Neste workshop pode apreender tudo sobre o ritual do chá japonês

O evento está dividido em duas sessões e começa com a criação da própria taça em raku, uma forma natural de trabalhar o barro.
São dois dias para aprender tudo sobre o chá.

O tempo ainda não pede uma bebida quente ao final da tarde, mas o melhor é começar a preparar-se para o outono e inverno. O Chá Camélia criou um workshop onde pode aprender tudo o que sempre quis saber sobre o ritual do chá japonês. O evento realiza-se em dois dias e começa com a criação de taças.

Cada participante fará duas taças em raku, uma forma natural de trabalhar o barro. É no atelier do ceramista João Carqueijeiro, em Matosinhos, que tudo acontece a 10 de setembro entre as 17 e as 20 horas. No dia seguinte, 12, é na plantação do Chá Camélia, no Fornelo, que o workshop continua.

Aqui serão vidradas as taças que serão usadas na cerimónia do chá que decorre mais tarde. Este ritual será conduzido por Erika Kobayashi. O evento está limitado para um máximo de 12 pessoas. Custa 100€ e as inscrições são feitas para o email info@nullchacamelia.com.

É numa quinta em Fornelo, próximo de Vila do Conde, que Dirk Niepoort e Nina Gruntkowski, têm uma plantação de chá desde 2014. As primeiras plantas ainda foi criadas num jardim no Porto, em 2011. Começaram com 200, hoje têm pouco mais de 1 hectare com 12 mil plantas. O projeto segue os princípios biológicos e dali já saíram várias criações que estão à venda no site da marca e em algumas lojas especializadas.

Uma das recentes criações foi feita em colaboração com Ljubomir Stanisic, que conhece Nina Gruntkowski e Dirk Niepoort há mais de 10 anos. O chef foi uma das primeiras pessoas a provar o chá aqui produzido. Chegou a usar algumas das flores de chá para embelezar pratos que servia nos seus restaurantes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT