A inflação provocou o caos nos supermercados e na vida dos portugueses, que viram as contas das compras dispararem para valores incomportáveis. O cabaz alimentar desenhado pela ASAE aumentou, no último ano, 29 por cento.
Na praça pública, trocam-se acusações. Os consumidores protestam com os preços elevados. Uns acusam as distribuidoras e os retalhistas de aproveitarem a desculpa da inflação para registarem lucros recorde — uma suspeita sublinhada pelo Banco Central Europeu. Do outro lado da barricada, os grandes super e hipermercados garantem que têm procurado absorver os aumentos do lado dos produtores para manterem evitarem a escalada dos preços.
No meio de todo este ruído, quem continua a perder é o consumidor, que vai procurando alternativas aos preços cada vez mais altos. E numa altura em que é cada vez mais difícil navegar entre promoções e preços aparentemente semelhantes entre superfícies, as aplicações que oferecem uma visão panorâmica sobre o cenário dos preços são cada vez mais úteis.
Uma delas é a Super Save, a aplicação portuguesa que foi lançada no início de 2022, mesmo a tempo de ajudar os consumidores a prepararem-se para a escalada da inflação provocada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. O software desenhado por três engenheiros portugueses é de uso gratuito e recolhe os dados de produtos das maiores superfícies a funcionar em território nacional.
Do Continente ao Intermarché, do Aldi ao Lidl, Auchan e Pingo Doce, quase todos os produtos estão listados na base de dados, permanentemente atualizada para refletir as fugazes promoções. Além dos preços atuais das unidades, são também fornecidos outros dados relevantes como o preço por quilo ou por litro.
Tal como a maioria dos comparadores de preços, existe também a possibilidade de observar o histórico do produto nos últimos três meses nas diversas superfícies. E a Super Save, disponível gratuitamente para iOS e Android, permite também guardar uma lista de produtos e colocá-los nos favoritos para que possa acompanhar as constantes mudanças de preço.
A aplicação permite também que uma lista de compras seja partilhada com outras pessoas, para que a tarefa de ir as compras seja facilitada. Mas há mais: assim que cria uma lista de compras, é depois possível rever produto a produto onde é que ele é mais barato.
a compra com dois ou três cliques”, diz.
Neste mercado das aplicações de comparação de preços, não há escolha única. Além da Super Save, é possível também utilizar a Lisie, que funciona numa lógica mais individual.
A aplicação, disponível gratuitamente para iOS e Android, permite pesquisar diretamente por produto, através do nome ou do código de barras. Em poucos segundos, oferece uma listagem simplificada do valor do produto em cada um dos super ou hipermercados.