Gourmet e Vinhos

No fim de semana vá a Famalicão beber vinho verde e comer melão (rima e combina)

A iniciativa inclui um showcooking do chef Álvaro Costa, que vai dar sugestões de utilização do melão casca de carvalho.
Fotografia: Taisiia Shestopal no Unsplash.

O provérbio é claro: “com melão, vinho bom”. Durante o fim de semana de 19 a 21 de agosto, Famalicão vive por esta máxima com a iniciativa “Verde Melão”, que “vai conjugar o sabor único e apimentado do melão casca de carvalho com o refrescante vinho verde da região”, adianta a autarquia.

Mais do que provar os produtos típicos da região, os participantes vão poder assistir a um showcooking de Álvaro Costa, chef famalicense. No decorrer da atividade, agendada para dia 20, às 16 horas, o profissional vai dar sugestões de utilização do melão casca de carvalho e harmonizações.

Concertos e DJ sets animam o evento, que decorrerá na Praça-Mercado Municipal com a participação de três produtores de melão casca de carvalho (Aires Mesquita, Augusto Martins e Joaquim Gonçalves), três de vinho (Casa Agrícola de Compostela, Vinhos Castro e Frutivinhos) e três de fumeiro (Fumeiro do Fernando, Fumeiro Rosa Mendes e Talho Divino Salvador).

O fruto estrela, “também conhecido por melão-champanhe pela sua efervescência e libertação de gás”, possui “características únicas” que o tornam “muito dependente das condições climatéricas e da existência de um microclima favorável que só existe entre o Minho e Douro Litoral”, explica a organização.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT