gourmet e vinhos

No final do campeonato de futebol já pode enviar um melão aos amigos (literalmente)

Faltam poucas semanas para partilhar os típicos memes. Este ano também pode fazer chegar melões a casa de amigos com azia.
A entregas são feitas a partir de maio.

Os finais de jogos e de competições desportivas são sempre motivo para partilha de memes e imagens engraçadas nas redes sociais entre amigos. Na grande maioria das vezes é para picar quem não tem grandes motivos para sorrir. “Ficar com um melão” é uma das expressões mais usadas nesta altura e este ano não é só em tags no Instagram e em comentários no Facebook que o pode fazer. Vai ser possível enviar mesmo uma caixa com a fruta aos amigos. Tudo na desportiva, claro.

É a partir de 18 de maio que as entregas do Melão Oficial vão começar a ser feitas no País. Há um site criado para o efeito, referente à época 2020/2021. O objetivo é colocar a morada para quem quer enviar e oficializar a entrega com frases do género “o Jorge está com um melão”, entre outras que possa criar, com a partilha nas redes sociais. Se está com dúvidas sobre se tudo isto é real, um dos responsáveis por esta ideia explica tudo.

“Vai mesmo acontecer”, conta à NiT Francisco Eduardo, de 36 anos. Este é mais um projeto do artista plástico que no final de 2020 criou o vinho Que se foda 2020. “Resultou, gostei e ganhei a vontade de fazer mais. Estes projetos têm sempre alguma graça. As pessoas de início desconfiam e quando depois se concretiza acaba por ser uma surpresa.”

Desta vez juntou-se a outros dois amigos. São eles Frederico Cardoso, com o qual trabalha no estúdio Eles, e também com o designer Jorge Soares. “Gostamos de futebol e por vezes até jogamos juntos. Em conversa achámos que estes momentos de azia podiam ser tornados num elemento na desportiva.”

Cada um conta com a sua preferência clubística. “O Jorge é adepto do Vitória de Guimarães e o que de nós mais percebe das táticas de jogo. O Frederico é benfiquista. Eu sou do Beira Mar, mas simpatizo com o Benfica, por causa do meu tio, e pelo Sporting pelo meu pai e irmão. Fico feliz quando eles ficam.”

O campeonato ainda não acabou, mas já têm recebido algumas encomendas de melões. Será sempre verde, terá à volta de 2,5 a 3 quilos e virá numa caixa de cartão onde se encontra toda a descrição do que as pessoas acabaram de receber.

“Melões e melões de pessoas foram expulsas dos cafés, restaurantes e estádios, mas ninguém podia ir para a rua. Ficámos todos sem bola, isolados na nossa grande área, sempre a jogar em casa”, lê-se no site e é também o que irá estar na caixa. E continua. 

“As vitórias souberam a pouco porque não podíamos ver os melões dos adversários. Mas é preciso levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo. Por isso, fintemos as amarguras e levemos com o melão, na desportiva — assim na bola como na vida.”

Cada melão custa 14,88€, ou catorze e otchencha e otcho, como brincam no site. Em jeito de brincadeira também, é possível enviar um camião de melões, aqui até pode ser diretamente para o estádio. Francisco Eduardo diz que ainda não aconteceu, mas que é uma possibilidade real. “Só estou à espera que alguém o compre.” 

Podia ser simplesmente o envio de um melão, mas os três amigos quiseram que fosse mesmo o oficial para dar mais credibilidade. No final do ano, irão divulgar a lista de todas as pessoas que receberam um melão, que até poderá ter um ranking, se alguma pessoa acabar por receber mais do que um.

Enquanto não começam as entregas, usam o Instagram para partilhar algumas brincadeiras que fazem com a atualidade desportiva, sempre com o melão pelo meio. Nas mais recentes partilhas, o Benfica, Pinto da Costa e Sérgio Conceição têm sido dos mais visados. Também não escaparam José Mourinho ou os vários clubes que decidiram criar uma superliga europeia.

Agora é esperar pelo fim do campeonato e recolher as moradas dos amigos. “O Melão Oficial da época 2020/2021 está a chegar. E é preciso saber-se levar com ele na desportiva.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT