A Meta, empresa detentora do WhatsApp, revelou esta terça-feira, 19 de setembro, novas atualizações para a aplicação. Uma das mais comentadas é o facto de passar a poder encomendar comida de diferentes restaurantes — como se de uma plataforma de delivery se tratasse.
O processo é bastante simples. Apenas tem de ter o número de um restaurante na sua lista de contactos, enviar uma mensagem no WhatsApp para o estabelecimento desejado. A seguir, os negócios mandam, de forma automática, o menu com os pratos que têm disponíveis.
No mesmo dia, a empresa revelou que os clientes vão poder fazer os pagamentos de forma bastante tradicional: só terão de fornecer os dados dos cartões de crédito ou débito no momento do checkout.
Para poderem disponibilizar este serviço, os restaurantes terão de pertencer ao WhatsApp Business, que já conta com mais de 200 milhões de utilizadores. Além disso, precisarão de ter instalada uma nova aplicação da plataforma chamada Flows, onde poderão criar os menus. O update vai começar a ser implementado nos dispositivos de utilizadores de diversos países nas próximas semanas.
Nos últimos meses, a aplicação tem criado updates que os utilizadores há muito pediam. No final de maio, por exemplo, começámos a poder editar as mensagens mesmo depois de as enviarmos. Já em agosto, foram disponibilizadas as mensagens instantâneas de vídeo, tal como a NiT noticiou.