Gourmet e Vinhos

Nova caixa-mistério com vinhos vai salvar os próximos jantares lá em casa

O mais recente lançamento da Wome junta inclui as receitas certas para cada uma das referências.
As caixas são sempre surpresa.

Harmonização enogastronómica. A expressão é complexa, mas tem um significado (relativamente) simples: combinar vinho e comida. Porém, como acontece com tantas outras coisas, neste caso, simplicidade não é sinónimo de facilidade.

Escolher as referências para acompanhar os vários momentos de uma refeição é uma arte — com muita técnica e ciência por trás, claro. O objetivo é encontrar a combinação perfeita entre os sabores do vinho e dos pratos, que pode ser atingido de várias formas.

Como qualquer arte que se preze, a harmonização tem três escolas” principais: a francesa, italiana, e a britânica. A primeira dá primazia ao vinho e a comida deve estar sempre ao seu serviço; a segunda parte da premissa oposta, ou seja, o vinho serve “apenas” para elevar os pratos; por fim, a britânica, é mais democrática e defende que a escolha deve basear-se no gosto individual e nas características mais apreciadas por cada um.

Independentemente da corrente com a qual se alinha, a harmonização deve ser orientada por um critério definido à partida: região, semelhança ou contraste. Optar pelo caminho a seguir implica um conhecimento aprofundado, tanto da receita (dos ingredientes ao modo de preparação), como dos vinhos (castas utilizadas, onde e como foi feito, características sensoriais, entre outras). Ficou confuso e assoberbado com tanta informação? Primeiro, não é o único, segundo, existem soluções para o ajudar a fazer um brilharete no próximo jantar lá em casa.

A nova caixa-mistério de vinho da Wome, um serviço de subscrição que todos os meses envia novos rótulos aos clientes, inclui quatro referências de outros tantos produtores — e quatro receitas da chef Cândida Bentes. A box inclui um branco do Algarve, outro do Alentejo e dois tintos, um do Dão e outro do Douro.

Os rótulos cuidadosamente selecionados pelos especialistas da empresa, harmonizam na perfeição com os mexilhões a marinheiro, o ceviche de gambas da costa com batata-doce e coentros, com as bochechas novilho estufadas com vinho tinto, milho cremoso e cogumelos e com as tirinhas de cachaço com arroz de morcela e maçã, que irá descobrir como preparar.

A Wine Mistery Box de abril custa 57,99€ (o valor da subscrição mensal da plataforma) e inclui vinhos de pequenos produtores que não se encontram à venda nas grandes superfícies. Vale a pena recordar que pode receber (e enviar) as caixas-mistério da Wome durante todo o ano e para qualquer cidade da Europa.

Aproveite e leia o artigo da NiT sobre a história desta original marca portuguesa que tem melhorado as nossas vidas — um copo de cada vez. 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT