Gourmet e Vinhos

A nova cerveja Estrella Galicia tem mão portuguesa — e um toque de vinho do Porto

É um projeto colaborativo entre os mestres cervejeiros da marca espanhola e da Nortada.
É a próxima cerveja a provar

É a região mais portuguesa de Espanha e por bons motivos. A ligação entre Portugal e a Galiza é agora ainda mais forte, depois de uma união de esforços entre mestres cervejeiros da Estrella Galicia e da Nortada.

Desta colaboração nasce a Porto Barrel Aged, uma cerveja que maturou seis meses em pipas de vinho do Porto. Tudo para criar uma cerveja de perfil marcadamente diferente.

A receita usa três tipos de malte e lúpulo Nugget de origem galega. Depois de pronta, ficou então a repousar nas barricas impregnadas com os aromas e sabores típicos do vinho do Porto. Neste caso particular foram usadas pipas usadas em vinhos Tawny da adega portuense Rozès.

“Conseguimos um resultado muito equilibrado que reflete a identidade de ambos e as características de cada região, como é o caso do lúpulo galego e das pipas do Porto”, refere em comunicado Luis Alvar, mestre cervejeiro da Estrella Galicia. Por sua vez, a homóloga da Nortada nota que “fabricar em pipas de vinho com mais de 50 anos foi um grande desafio”.

Quanto à cerveja em si, tem um volume alcoólico de cinco graus, cor âmbar e espuma cremosa. Nos aromas há “couro, caramelo e frutos vermelhos provenientes da casta de uvas Touriga Nacional”. Na boca sentem-se “sabores de cerveja com os da madeira, textura sedosa e doce, mas com uma ligeira acidez”.

A Porto Barrel Aged já está à venda. Um pack de quatro garrafas tem um custo de 14,5€.

É uma cerveja diferente

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT