gourmet e vinhos

A nova tendência de assar alho no forno para fazer pratos incríveis

Há quem só use os dentes crus em receitas, mas aqui a ideia é dar-lhes um sabor mais caramelizado para que tudo fique melhor.
Um toque de chef.

Quando uma receite pede um ou dois dentes de alho, o que costuma fazer é descascar e juntar como é pedido. Picado, laminado ou inteiro. Um dos truques mais usados por grandes chefs é assar alho assado no forno, depois disso tudo fica melhor. Esta dica chegou às redes sociais e o TikTok tratou de a tornar famosa e algo que todos querem começar a fazer.

O resultado do alho no forno é um sabor mais intenso e caramelizado que irá passar para todo o prato onde o juntar. Demora algum tempo a assar, mas no final vai ver que valeu bem a pena. São, no mínimo, uns 45 minutos, e claro que pode juntar um pouco de sal e algumas ervas aromáticas.

A “Pure Now” até lhe dá algumas opções para usar o alho depois. É o caso de um pão de alho com manteiga e ervas frescas, uma sopa de alho com batata e leite, um pappardelle com manteiga de trufa e alho, um puré de batata ou até um molho à base de maionese.

Do que precisa

4 cabeças de alho

azeite q.b

sal q.b

ervas aromáticas q.b

Como se faz

Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Corte as cabeças de alho ao meio, sem que os dentes se desprendam. Envolva com papel de alumínio. Coloque num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere com um fio de azeite, sal e algumas ervas aromáticas. Asse durante 45 minutos ou até ficarem no ponto caramelizado que mais gostar. Retire do forno, deixe arrefecer, retire a pele e depois pode usar na receita que quiser.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT