gourmet e vinhos

As novas mercearias de Lisboa para quem pediu uma alternativa aos hipermercados

A pandemia provocou um verdadeiro boom neste tipo de espaços da cidade. Vai encontrar frutas, legumes e até vinhos e produtos a granel.
A Aloendro trouxe vários produtos a granel a Benfica.

Mariana Sampaio e Xavi Colomer ficaram sem emprego na área da hotelaria por causa da pandemia, mas recusaram-se a ficar parados e em poucos meses abriram um negócio próprio em Lisboa: a Aloendro, uma mercearia tradicional, perto das Laranjeiras e do Alto dos Moinhos. A experiência na área era nula, mas tinham conhecimentos de gestão hoteleira. Até porque tinham tirado o mestrado juntos em Barcelona. 

Esta foi uma das várias mercearias que chegaram à cidade nos últimos meses — e que se tornaram numa bela alternativa para quem quer evitar os hipermercados. Das mais tradicionais às opções mais modernas, que juntam produtos a granel, são vários os projetos que vale a pena conhecer na próxima ida às compras. Frutas, legumes, artigos de mercearia para o dia a dia, vinhos ou pão. E nem sequer precisa de pegar no carro. Estas opções estão todas ali mesmo, no seu bairro lisboeta.

A Aloendro abriu em Benfica. Já em Telheiras fica a recente Gaya, que tem mais de 160 os produtos disponíveis. Melancia desidratada, misturas e cuscuz, massa com sabor a beterraba, tomate, cenoura ou espinafres, granolas, sementes de girassol, linhaça, abóbora ou flocos de aveia, são algumas das opções.

Infografia de Joana Cunha.

Por Arroios, vai encontrar a Mercearia Andorinha. Foi uma oficina de ourives do pai de um dos responsáveis do negócio, João Tiago Cerqueira. Depois de nove anos fechado, João voltou ao sítio onde passou grande parte da vida para lhe dar um novo uso e nome.

Pela zona de São Bento, a Lépicerie Gourmet é o espaço que tem de conhecer. Este é um projeto que pretende trazer aos portugueses o melhor dos produtos artesanais franceses. São dezenas as opções para sentir França um pouco mais perto.

Carregue na galeria para conhecer então as novas mercearias de Lisboa. Passe por lá, vai valer a pena.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT