Os Açores são uma espécie de nova fronteira no mundo dos vinhos portugueses. O espaço é reduzido, as colheitas também, mas o vinho tem características únicas, conferidas pelos ares atlânticos e pelas vinhas típicas da região, rasteiras, protegidas dos caprichos do oceano.
O novo vinho é feito com uvas cultivadas no Lajido, na ilha do Pico, e é um licoroso com “uma identidade irrepreensível”, revela a Tarelo, a marca que produz o vinho. O Potion Licoroso DOC Pico 2003 foi feito com uma colheita com cerca de 20 anos e revela um aroma ainda mais amadurecido.
Por mais que se aguce a curiosidade, não vai ser fácil agarrar uma garrafa, isto porque se trata de uma edição muito limitada — apenas foram produzidas 300 garrafas. Além disso, cada exemplar tem um custo de 900€. Segundo Paulo Laureano, o produtor responsável pela marca, estes vinhos “refletem o terroir onde são cultivados e podem ser apreciadas por aqueles que entendem e valorizam a arte da vinificação”.
Tem um teor de açúcar mais elevado, que foi acentuado pela desidratação das uvas da casta verdelho. Depois de colhidas, tiveram um longo período de maturação em barricas, nas adegas da Curral de Atlantis. Tem 16,5 por cento de volume e combina bem com chocolate amargo, frutos secos ou, para os apreciadores, “um charuto elegante e diferenciador”.
O empreendedor e enólogo também acrescenta que cada exemplar da Tarelo “conta uma história de tradição, dedicação e paixão, transmitida através dos sabores e aromas únicos dos vinhos portugueses, em específico dos Açores”.
A carreira de Paulo começou na agronomia, trabalho que o levou por países como Espanha e Austrália — e foi professor na Universidade de Évora durante dez anos. Em 1993, contudo, dedicou-se à sua verdadeira paixão: os vinhos.
Foi seis anos depois que criou a Tarelo, um nome que é uma referência a uma expressão típica do arquipélago que, no fundo, significa “falta de juízo ou sensatez”. Para o produtor, “o vinho é mais do que uma bebida: é um fator de civilização, um meio através do qual a cultura é partilhada e celebrada”. A nova garrafa de licoroso da marca é vendida através da Super Grapes.
Carregue na galeria e conheça alguns vinhos que estão atualmente com desconto na Martin Boutique Wines.