Gourmet e Vinhos

O arroz de marisco mais simples e rápido do mundo — e que não desilude à mesa

A receita de Tiago Silva é deliciosa e tem vários benefícios para a saúde. Vai parecer que foi feita por um verdadeiro chef.
É uma boa proposta para um jantar de amigos.

Há duas coisas que a cozinha portuguesa domina: a primeira é o arroz, seco ou malandrinho; a segunda é o marisco, fresco, apanhado na costa e tratado com pinças, como deve ser. É desta conjugação quase artística que nasce um dos pratos mais apreciados no País, o nosso bom, velho e saboroso arroz de marisco.

Não foi por acaso que a especialidade acabou por garantir, em 2011, um lugar na lista das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, bem ali ao lado de outras estrelas como o leitão à Bairrada ou o caldo verde. E que marisco? Bem, esse é o lado bom da receita: pode usar aquele que muito bem entender — ou que preferir. 

Receitas há muitas e os segredos, esses raramente saem das cozinhas. Certo é que, mesmo em casa, não há grande dificuldade em montar um arroz de marisco digno desse nome. Ponto prévio? Arranjar bom marisco. O resto é mais fácil do que julga. 

A receita de Tiago Silva, autor da página da Instagram “qchef_ochefemtuacasa”, é um bom ponto de partida, sobretudo porque desmonta desde logo um dos segredos de um bom arroz: o caldo. Nada se desperdiça: cascas e cabeças de camarão são essenciais para dar sabor ao caldo que depois vai preencher de sabor cada um dos grãos. E o arroz? A receita não refere, mas dê preferência ao redondinho carolino. 

Feito o caldo — potenciado pelo vinho e pelo whiskey —, é seguir a receita à risca e cumprir uma das regras do marisco: nunca, mas nunca deixá-lo passar do ponto. Também por isso é adicionado quase no fim da cozedura. Tome nota.

Do que precisa:

Caldo:
— cascas e cabeças de camarão
— 1 cebola
— 1 cenoura
— 1 alho francês
— 3 dentes de alho
— 1 folha de louro
— 1 malagueta
— 1 cálice de whiskey
— 1 copo de vinho branco
— azeite
— água
— sal
Arroz:
—  1 punho de arroz para cada pessoa
—  3 camarões para cada pessoa
—  75 gramas de amêijoa por pessoa
—  75 gramas de mexilhão por pessoa
—  75 gramas (de outro tipo de marisco a gosto) por pessoa
—  2 cebolas
—  2 dentes de alho
—  2 tomates
—  1 folha de louro
—  azeite
—  sal
—  pimenta preta
—  1 colher de café de picante
—  1 copo de vinho branco
—  coentros a gosto
—  1 malagueta

Como se faz:

Comece por colocar um fio de azeite na panela e acrescente as cascas e cabeças de camarão. Depois de já estarem cozinhadas, acrescente todos os outros ingredientes que fazem parte da lista do caldo e tempere com o louro, a malagueta, o whisky e o copo de vinho. Acrescente água e tape o tacho para ficar a cozinhar.

Relativamente ao arroz, comece por refogar os alhos e as cebolas. Acrescente os tomates picados e junte pouca água. Coe parte do caldo obtido inicialmente e junte ao preparado. De seguida, acrescente o arroz e envolva tudo. Volte a acrescentar mais água, para o arroz cozer e depois é só acrescentar o marisco e deixar cozinhar. No fim acrescente coentros a gosto e é só servir.

Carregue na galeria e conheça outras receitas deliciosas que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT