Gourmet e Vinhos

O bolo de ananás e cenoura para impressionar as sogras nas festas

Chocolate branco, leite de coco, ovos e farinha são alguns dos ingredientes fundamentais para esta receita.
Fotografia: Monsieur Cuisine.

Na segunda-feira, 28 de novembro, o Monsieur Cuisine Smart regressou às prateleiras do supermercado. Caso faça parte do grupo que correu às lojas para comprar este robô de cozinha do Lidl, que é sinónimo de sucesso e esgota sempre rapidamente, talvez se interesse pela receita deste bolo de ananás e cenoura.

A proposta, que faz em menos de uma hora, pode ser a que procura para surpreender a família, a sogra exigente e os amigos nesta época de tantas festas. Instagramável e fofa, o bolo conquista-nos de imediato pelo aspeto e pelo aroma ainda antes da primeira garfada.

Além do ananás e da cenoura, chocolate branco, leite de coco, ovos e farinha são alguns dos ingredientes de que vai precisar. O resto é super fácil de fazer e resulta em 12 fatias.

Do que precisa

Bolo

— 250 gramas de cenouras
— 250 gramas de ananás maduro e doce
— 200 gramas de açúcar mascavado
— 5 ovos (classe M)
— 200 ml de óleo de colza suave
— 250 gramas de farinha (tipo 405)
— 1 pitada de sal
— 2 colheres de de chá de cremor tártaro
— 150 gramas de coco ralado

Cobertura

— 200 gramas de chocolate branco
— 100 ml de leite de coco
— 1 colher de sopa de coco ralado para polvilhar

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Descasque as cenouras e corte-as em pedaços grosseiros. Deite-os no recipiente de mistura e pique-os finamente durante 10 segundos, no nível sete, com o copo de medição colocado. Transvase para uma tigela.

Descasque o ananás, remova a parte central rija e corte-o em cubos grosseiros. Pique-os finamente no recipiente de mistura durante quatro segundos, no nível cinco, com o copo de medição colocado. Transvase e misture com as cenouras. Lave o recipiente de mistura.

Coloque o acessório batedor, deite o açúcar e os ovos no recipiente de mistura e bata durante 10 minutos, no nível quatro, com o copo de medição colocado até formar um creme. Depois remova o copo de medição e deixe escorrer o óleo num fio fino para a espuma de ovos e açúcar, continuando a mexer durante um minuto no nível um. Em seguida, remova o acessório batedor.

Misture a farinha com o sal, o cremor tártaro e o coco ralado. Regule o aparelho para dois minutos, no nível três, e adicione alternadamente, às colheres, a mistura de farinha e a mistura de cenoura e ananás através da abertura da tampa. Verta a massa na forma untada e coza-a na posição intermédia do forno durante 45 minutos. Faça um teste de consistência com um espeto de madeira e, caso necessário, prolongue o tempo de cozedura em alguns minutos.

Deixe repousar o bolo pronto na forma durante, aproximadamente, 10 minutos. Depois, levante-o cuidadosamente da forma e deixe-o arrefecer completamente numa grelha de arrefecimento para bolos.

Para a cobertura, pique grosseiramente o chocolate e deite-o no recipiente de mistura. Derreta-o durante três minutos, no nível 2, a 80 ºC, com o copo de medição colocado, depois envolva lentamente o leite de coco através da abertura da tampa durante um minuto, no nível um. Barre a mistura morna no bolo frio e polvilhe com o coco ralado.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas, perfeitas para fazer em poucos minutos. Estas têm o chocolate como protagonista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT