gourmet e vinhos

O bolo de arroz doce que vai fazer concorrência ao tronco de Natal

Nesta receita, a clássica sobremesa é apresentada de uma forma diferente e pode ser servida às fatias.
Este arroz doce é para comer às fatias.

De certeza que a avó não vai gostar de saber que este ano poderá ficar sentada no sofá sem fazer o típico arroz doce na véspera de Natal. Diga-lhe que este ano quer experimentar uma versão diferente, em bolo. É certo que não será a mesma coisa, mas é provável que esta variante ganhe alguns fãs na família. Tem menos açúcar, come-se às fatias e não leva canela — só se quiser.

Esta receita da BBC Food junta os aromas da baunilha e da noz moscada. O limão está lá, assim como o arroz, o elemento principal. É cozido no leite com um pouco de sal e limão. O processo em relação ao tradicional muda com os ovos. As claras são batidas em castelo para dar mais volume ao doce.

No final é acrescentada noz moscada, mas se preferir dar um toque a canela, esteja à vontade. Vai ao forno para cozer durante uns minutos. Depois de desenformado é servido com um doce. É sugerido fazer um de framboesa, mas pode escolher outro de que goste mais.

Do que precisa

150 gramas de arroz arbório

700 ml de leite

meia colher de sal

1 limão — rapas e duas colheres de sumo

75 gramas de açúcar

3 ovos

75 gramas

2 colheres de chá de extrato de baunilha

noz moscada q.b

Para o doce

200 gramas de geleia de framboesa

2 colheres de sumo de limão

licor de framboesa q.b

Como se faz

Comece por fazer o arroz. Coloque-o numa panela com o leite, sal e as raspas de limão. Leve a lume alto e assim que ferver baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos mexendo de vez em quando. Assim que o arroz estiver cozido e o leite absorvido, acrescente a manteiga. Deixe arrefecer.

Bata as claras em castelo. Misture o açúcar e as gemas e bata até ficar com um creme homogéneo tipo mousse. Junte a baunilha e o sumo de limão. Acrescente este preparado ao arroz. Por fim, junte as claras os poucos. Rale um pouco de noz moscada e leve ao forno numa forma untada durante 45 minutos, a 160.ºC. 

Enquanto está a cozer, faça o molho. Aqueça a geleia com o sumo de limão e o licor de framboesa. Desenforme o bolo e junte este molho por cima.

Carregue na galeria para conhecer outros doces, igualmente rápidos de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT