Gourmet e Vinhos

O bolo de bolacha XL que serve toda a família e lembra a infância na casa dos avós

Amêndoa tostada, açúcar, manteiga, café e bolacha são os ingredientes de que vai precisar para preparar este doce.
Experimente.

Há clássicos que nunca falham e o bolo de bolacha, um verdadeiro sinónimo de sucesso à mesa da maioria das famílias portuguesas desde tempos imemoráveis, é um deles.

Além de deliciosa, esta receita que agrada a miúdos e adultos tem ainda outros atrativos, como o facto de ser fácil de preparar e exigir poucos ingredientes — todos eles simples de encontrar e que quase sempre tem casa —, pelo que é uma boa opção quando surge um jantar ou almoço de última hora e não quer aparecer de mãos a abanar.

Se tiver uma Yämmi e seguir a proposta no site do robô de cozinha, pensada para 12 pessoas, precisa apenas de amêndoa tostada, açúcar, manteiga, café e bolacha para fazer o doce. O único senão é que tem de ir ao congelador durante quatro horas.

Apesar do café ser o ingrediente mais utilizado na confeção deste bolo, este pode ser descafeinado. Substituir a amêndoa por bolacha ralada ou raspas de chocolate é igualmente viável, sugere a marca.

Do que precisa

— 100 gramas de amêndoa tostada
— 450 gramas de açúcar
— 550 gramas de manteiga (temperatura ambiente ou amolecida)
— 10 gramas de café solúvel
— 500 gramas de café preparado (solúvel ou de máquina)
— 650 gramas de bolacha (tipo shortcake)

Como se faz

Coloque a amêndoa tostada na panela e programe a função triturar uma ou duas vezes. Retire e reserve. Em seguida, sem lavar a panela, pulverize metade do açúcar durante 30 segundos na velocidade 11. Retire e reserve. Depois, coloque na panela a outra metade do açúcar e programe 30 segundos na velocidade 11. Trate então de juntar o açúcar reservado ao que já se encontra na panela, bem como a manteiga aos pedaços, e bata quatro minutos na velocidade quatro. Com a ajuda da espátula baixe o que se foi acumulando nas paredes da panela e programe mais um minuto na velocidade quatro.

Num recipiente à parte, dissolva o café solúvel em três colheres de sopa do café já preparado, junte-o à mistura da panela e programe três minutos na velocidade quatro. Verifique se o creme ficou cremoso e homogéneo e, se necessário, programe mais algum tempo na mesma velocidade. Leve o creme ao frigorífico durante 30 minutos.

Por fim, proceda à montagem do bolo: demolhe ligeiramente as bolachas no café e faça uma primeira camada com elas — em forma de quadrado ou retângulo — num prato de servir. Posteriormente, cubra com uma camada de creme e repita a operação, fazendo camadas alternadas, até terminar com o creme, com o qual barra o topo e os lados do bolo. Polvilhe com a amêndoa picada reservada e leve ao frigorífico por quatro horas.

Se integra o grupo que apenas quer saber de bolos quando estes têm chocolate entre os ingredientes, carregue na galeria para conhecer receitas, para fazer em poucos minutos, que o têm como estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT