Fofo, cremoso e com um toque de queijo. A combinação do novo mini bolo da Mercadona faz lembrar algumas das criações que comíamos em miúdos nas casas das avós e, talvez por isso, se tenha tornado num dos novos best sellers da cadeia espanhola.
A Mercadona agarrou na receita tradicional do bolo de cenoura e criou uma versão pronta a comer. O doce tenta replicar a simplicidade do original, assente em cenoura, açúcar, farinha e ovos, cozinhados até atingirem uma textura fofa e húmida; o exterior fica coberto com uma com uma capa de queijo creme que dá um toque amargo para contrabalançar a riqueza do bolo e a doçura. Agora, sempre que chegam às prateleiras, esgotam em poucas horas.
A marca começou a vender embalagens de Carrot Cake em Espanha em 2024. O sucesso foi tal que a 4 de fevereiro passaram a colocá-las nas prateleiras dos supermercados portugueses. Os bolos fabricados em Valência “têm superado as expectativas de venda”, como explica André Silva, diretor de comunicação da retalhista, e a prova está na enorme quantidade de partilhas que têm surgido nas redes sociais sobre as sobremesas individuais. A proposta é mais uma das criações da Hacendado, a marca própria da Mercadona.
O facto de ser servido em porções tão pequenas pode dar a sensação que é um amigo da dieta. Mas não é bem assim. É que cada 100 gramas — cada embalagem tem 90 — inclui 14,8 de gorduras; 21,3 de hidratos de carbono, 19,1 dos quais açúcares e apenas 4,1 gramas de proteína. Ao todo, tem 235 calorias.

Os Carrot Cake estão à venda em todas as lojas da marca, na área dos frescos. Cada embalagem custa 1,90€. Normalmente é mais consumida ao final da refeição, antes do café, mas como é “um bolo com uma textura delicada, com um sabor nostálgico a cenoura”, há quem goste de introduzi-la como um snack, a meio da tarde.
Este é apenas mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com a sobremesa — e os elogios que o acompanham nas redes sociais —, muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima.
A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs portugueses. O bolo de cenoura junta-se às empanadas e aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens. Também vale a pena falar das torradas feitas com pão de croissant.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da retalhista que “têm sido um sucesso” em Portugal.