Gourmet e Vinhos

O bolo de chocolate que se faz em 5 minutos no microondas — e nem precisa de ovos

Fica fofo como qualquer outro, a única diferença é que não precisa de usar o forno e esperar muito tempo para cozer.
Fica pronto em poucos minutos.

Em 2020, Eloise Head criou uma página no Instagram e no Tik Tok com os vídeos das receitas que fazia. Tonou-se um sucesso nas redes sociais com vários seguidores. Eloise partilha sempre opções rápidas e fáceis de fazer. Uma das mais recentes foi este bolo de chocolate que fica pronto em 5 minutos. Nem precisa de ir ao forno — é no microondas que é cozido.

O forno fica de lado, assim como os ovos. De resto, tem tudo que é mais comum numa receita do género: farinha, açúcar, manteiga, fermento e cacau. O tempo de cozedura pode variar consoante o equipamento que tem em casa.

Um minuto antes do tempo previsto, o melhor é verificar se já está pronto. Se quiser uma versão vegan do bolo, pode perfeitamente substituir a manteiga por um óleo vegetal que o resultado será idêntico. Deixe o bolo arrefecer no interior do microondas antes de o retirar.

Do que precisa

Para o bolo

150 gramas de farinha

100 gramas de açúcar

90 gramas de manteiga

60 gramas de cacau

2 colheres de chá de fermento

380 ml de água morna

Para a cobertura

150 gramas de chocolate negro

150 grama de natas

Como se faz

Numa taça misture a farinha, o açúcar, o cacau em pó e o fermento. Depois junte os líquidos: a água e a manteiga derretida. Bata até ficar com uma massa homogénea. Coloque numa forma que possa ir ao microondas e cozinhe durante cinco a seis minutos na potência máxima. Deixe o bolo arrefecer antes de o retirar do microondas.

Leve o chocolate amargo e as natas a derreter também no microondas durante um minuto. Mexa até ficar com um creme tipo ganache. Use como topping no bolo. Está pronto a servir.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos de chocolate que pode fazer em poucos minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT