Gourmet e Vinhos

O bolo de pistácio que se prepara na Bimby em poucos minutos

Esta receita para partilhar com a família e os amigos pode ser acompanhada por um sumo de frutas ou um chá gelado.
O bolo que vai querer repetir fatia após fatia.

O pistácio não é daqueles frutos secos que se escolhem quando se vai ao supermercado. Mais rapidamente pega nuns amendoins ou numas nozes. Ainda assim, são várias as receitas que se podem fazer com eles. Nas gelatarias costumam estar entre as sugestões para escolher no copo em cone. Já em casa pode fazer um bolo que fica pronto em poucos minutos.

A Bimby ajuda a que todo o processo seja mais rápido. Segundo a receita do blogue “Thermomix Recipe Community” (Thermomix é o nome deste robô de cozinha noutros países), deve começar pela calda feita de açúcar, água, mel e laranja.

A base do bolo é super simples. Os pistácios não entram diretamente na massa — são triturados e colocados no fundo da forma. A tal calda é acrescentada no preparado e de novo no final, quando o bolo estiver arrefecido. Esta é uma sugestão perfeita para o final de tarde. Temos a certeza de que não é um bolo seco, mas pode sempre acompanhar com um chá gelado ou um sumo de frutas.

Do que precisa

Para o xarope

330 gramas de açúcar

370 gramas de água

1 colher de chá de mel

1 pau de canela

1 colher de chá de erva doce

Raspa de uma laranja

Para o bolo

280 grama de pistácio sem sal e descascados

170 gramas de açúcar

Raspa de uma laranja

190 gramas de manteiga

3 ovos

60 gramas de leite

1 colher de sopa vinagre branco

200 gramas do xarope frio

300 gramas de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Como se faz

Comece por fazer o xarope. No copo coloque todos ingredientes da calda e programe para nove minutos a 100ºC à velocidade 2. Deixe arrefecer antes de usar no restante preparado. Para o bolo pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de bolo com manteiga. Deixe de lado duas colheres de sopa de pistácio para decorar. No copo coloque os restantes frutos secos e misture à velocidade 5 durante sete segundos. Reserve. No copo junte o açúcar, as raspas de laranja, a manteiga e os ovos. Misture por 20 segundos na velocidade 9. Acrescente o leite e o vinagre e volte a bater.

Acrescente 200 gramas a calda já arrefecida e bata por 10 segundos. Junte a farinha e volte a bater. Na forma, comece por colocar o pistácio triturado. Por cima, coloque a restante massa. Leve ao forno durante 50 minutos ou até estar cozido. Deixe arrefecer e despeje por cima a calda que sobrou, bem como os frutos secos que ficaram de reserva.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos caseiros que pode fazer em poucos minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT