Da última vez que se ouviu falar dele, custava 3900€. Quando adicionada a caixa que o envolve, o valor subia para 7728€. Não estamos a referir-nos a um perfume, um relógio nem a uma carteira de luxo. Trata-se de um bombom de chocolate e é o mais caro do mundo. E, se o seu extrato bancário o permitir, já o pode comprar em Lisboa.
O Glorious, tem o formato de um diamante e foi criado em 2015 pelo conhecido maître chocolatier Daniel Gomes. Leva chocolate negro equatorial Valrhona, filamentos de açafrão, trufa branca Perigord, óleo de trufa branca, baunilha de Madagáscar (a mais cara), flocos e folha de ouro e um ingrediente secreto.
Cada um, demora 15 dias a fazer. “O chocolate com folha de ouro é um processo muito delicado e o formato de diamante exige calma e paciência”, disse, na altura, Daniel Gomes. A caixa onde é entregue reflete o luxo de toda a preparação e é composta por várias peças. “A base em madeira lacada a preto com a gravação em ouro do número de série assenta uma campânula em cristal que protege o bombom, e é revestida a cristais e pérolas Swarovski num desenho intricado e muito delicado. Finaliza com uma pega em fita de ouro”, acrescentou.
Agora, o Glorious é apenas um dos produtos à venda na primeira loja da Companhia Portugueza do Chocolate. Localizada no lobby do hotel Corinthia Lisbon, na capital, a Boutique do Chocolate abriu a 10 de maio — e nem todas as propostas têm preços estratosféricos.
O projeto foi pensado para “satisfazer os sentidos e estimular o paladar”. Por ali pode encontrar também uma seleção de produtos artesanais como bombons cremosos de caju e flor de sal (10€) ou alecrim e girassol (10€), trufas de chocolate, muesli e coco (10€) ou noz e café (10€), ou bombons líquidos de champagne, moscatel ou gin (desde 25€). Valores, diríamos, mais moderados e acessíveis.
Além da grande seleção de bombons, a Boutique oferece ainda produtos artesanais, como o azeite extra virgem aromatizado com cacau (15€), mel com cacau (10€), farripas de laranja com chocolate (15€) e um sortido de 16 bombons de avelã e gengibre em requintadas caixas presente com a palavra “amo-te”, gravada com cristais Swarovski (75€), para momentos especiais.
“Para mim, esta loja é mais um reconhecimento de 12 anos de dedicação ao chocolate e um check na minha lista de objetivos profissionais. Só tenho a agradecer à fantástica equipa de profissionais do Corinthia Lisbon por todo o acolhimento que tenho recebido”, considerou o chef sobre o novo espaço.
Já para César Silva, diretor-geral do Corinthia Lisbon, “a riqueza dos produtos da Companhia Portugueza do Chocolate em combinação com o requinte e elegância da boutique, irão oferecer uma experiência de sofisticação e atender às papilas gustativas dos hóspedes e dos clientes mais exigentes”.
A Boutique do Chocolate já está aberta ao público e esta quinta-feira, 25 de maio, é inaugurada oficialmente. Pode encontrar o novo espaço no lobby do Corinthia Lisbon, um cinco estrelas com 518 quartos e suítes — alguns com vista panorâmica sobre o Aqueduto das Águas Livres e o Parque de Monsanto.