Gourmet e Vinhos

O cheesecake japonês que se faz na Bimby só com 3 ingredientes

E nem precisa de juntar açúcar. Outra vantagem: o robô de cozinha faz todo o trabalho.
É também muito fácil de fazer.

É apenas com três ingredientes que consegue fazer este cheesecake. É uma versão japonesa — um pouco mais fofa do que o normal — preparada com a ajuda de um robô de cozinha. Vai a cozinhar no forno em banho maria e nem precisa de uma base feita com bolacha e manteiga derretida.

A receita foi partilhada no blogue “Thermomix Recipe Community” (Thermomix é o nome da Bimby noutros países). Terá de usar o robô para várias tarefas, como bater as claras, mexer e derreter o chocolate e juntar tudo no final. Esta última parte até pode fazer fora no copo para que a mistura seja mais cuidadosa e não perca demasiado ar.

Ao contrário do cheesecake basco — em que o objetivo é ficar ligeiramente queimado por cima —, nesta versão japonesa o que se quer é uma espécie de pão de ló. Só tem três ingredientes, mas pode servir com umas peças de fruta, simplesmente.

Do que precisa

3 ovos

120 gramas de queijo creme

120 gramas de chocolate branco

Como se faz

Pré-aqueça o forno nos 170ºC. Separe as gemas dos ovos e bata as claras até ficarem em castelo. Verifique em intervalos de 30 segundos em que estado estão. Reserve as claras e coloque o chocolate no copo da Bimby. Derreta por três minutos a 60ºC na velocidade 1. Junte o queijo creme e bata durante mais um minuto nada velocidade 2.

Junte as gemas a este preparado de chocolate durante mais dois minutos. Acrescente um terço das claras e mexe por três segundos na velocidade 1. Faça o mesmo com as restantes partes partes das claras, sempre cuidadosamente.

Leve o preparado ao forno numa forma — sem buraco — untada e com farinha. Coza em banho maria no forno durante 30 minutos. Desligue o forno e deixe no interior por mais uns 15 minutos. Atenção para não deixar que fique dourado. Decorre com açúcar em pó.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos que pode fazer em poucos minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT