Gourmet e Vinhos

O concurso de melhor bartender nacional está de volta e promete dar fogo à competição

O vencedor do World Class Portugal irá representar o País na maior competição de cocktails do mundo. As inscrições já estão abertas.
Está a chegar.

Esqueça o café, o chá, o chocolate quente ou o cappuccino. Quando o bom tempo aparece, não há bebida que chegue aos calcanhares de um cocktail. Os mojitos, os gins tónicos, as caipirinhas ou as margaritas — sejam mais ou menos doces — são alguns dos favoritos dos portugueses.

Para fazer um bom cocktail é preciso escolher os ingredientes certos, saber dosear as quantidades de cada um e juntá-los por uma certa ordem. As receitas podem ser conhecidas de todas, mas apenas alguns as conseguem preparar com mestria. Não é fácil conseguir acertar à primeira — a prática, como acontece com tantas outras coisas, ajuda a aprimorar a arte de preparar um cocktail. Se gostaria de aprender mais sobre ela, ou considera que está ao nível dos melhores, em breve poderá prová-lo.

A World Class Portugal — a competição que distingue o melhor bartender nacional — está de regresso. A 8ª. edição, organizada pela Diageo, promove, segundo os responsáveis, “a aprendizagem, desenvolvimento de novas competências e criatividade a todos os profissionais de cocktails e destilados premium”.

Quem quiser mostrar as suas capacidades como bartender pode inscrever-se até dia 15 de abril. Durante os próximos meses, a organização irá realizar iniciativas em diversas zonas do país, que culminarão com a semifinal em maio e a final em junho.

“Os eventos e formações terão todos eles um denominador comum — o fogo —, que prossegue com o ciclo iniciado na edição de 202, que destacou o elemento terra, e que conciliará as iniciativas World Class Portugal e os quatro elementos, terra, fogo, água e ar”, informam ainda.

De norte a sul do País, as sessões contarão com a participação de bartenders, chefs e produtores. O objetivo é um: “A procura de conhecimento exaustivo dos produtos locais e inúmeras experiências para explorar os seus limites e potencial, aumentando a conexão entre o mundo do bar e da gastronomia”.

“Não menos importante, o conceito de sustentabilidade está sempre presente em tudo o que fazemos, assim como mostrar o que de bom tem cada região e proporcionar o convívio para que surjam novas ideias e novas receitas de cocktails, que incluam não só os produtos da região onde estão inseridos como os produtos sazonais”, refere Honório Oliveira, embaixador do World Class em Portugal da Diageo.

A primeira ação aconteceu a 28 de fevereiro, no Porto, e contou o chef David Jesus do Restaurante Seiva e João Costa, vencedor do World Class Portugal 2022 e bar manager do Torto. Ambos ambos foram desafiados a partilharem ideias, técnicas e conhecimento dos produtos locais, com os bartenders que pretendem participar na edição deste ano da World Class Portugal.

A 9 de março, na Terrugem, no concelho de Sintra, os bartenders Paulo Gomes e Emanuel Minez do bar Red Frog, João Costa, vencedor da World Class Portugal 2022 e bar manager do Torto, o chef João Rodrigues do Projeto Matéria, a botânica Fernanda Botelho e o projeto Chá Camélia, reuniram-se para a criação de um almoço à volta do fogo.

Já no Algarve, a 21 de março, será a vez do chef João Oliveira do restaurante Vista se juntar aos bartenders Paulo Gomes e Emanuel Minez e a João Costa e Miguel Salazar da Riafresh, numa visita aos Viveiros da Ostra Select na Ria do Alvor.

A competição chegará, então, em junho. Os criadores dos 12 melhores cocktails irão competir entre si pelo título de melhor bartender português. Será o vencedor a representar Portugal na final global, que terá lugar em São Paulo, no Brasil, em setembro. “Para a competição da semifinal e final, estamos a desenhar iniciativas únicas que visam impactar não só a indústria da hospitalidade, mas também potenciar o hábito do consumo de cocktails junto do público em geral, que serão anunciadas em breve”, conclui Honório Oliveira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT