Gourmet e Vinhos

O pudim de 2 chocolates que não precisa de forno (e só leva 4 ingredientes)

Só demora uns minutos a fazer, depois só tem de esperar que fique sólido. É uma daquelas receitas que qualquer um pode fazer.
Uma receita de Fábio Gomes.

É incontestável o quão delicioso um pudim pode ser, sendo uma das sobremesas favoritas de milhões de pessoas. É especialmente popular em países como Portugal e Brasil. Tal como acontece com muitas outras receitas, a sua origem é difícil de precisar e não existe um consenso sobre onde e quem a terá criado. Muitos dizem que o pudim foi “inventado” pelos portugueses no século XVI, embora os historiadores afirmem que não dá para saber exatamente onde e quando foi preparado pela primeira vez.

Uma das várias histórias sobre a origem da receita conta que foi confecionado pela primeira vez por um abade português. A sua receita era secreta e não a dava a ninguém que ousasse perguntar por ela. Como viu que agrava a todos decidiu organizar uma competição onde pôs outros cozinheiros a fazerem a sua própria versão.

Daí em diante, as receitas multiplicaram-se e, atualmente, existem variantes para todos os gostos. Se é uma daquelas pessoas que adora doces, vai querer conhecer a receita de pudim de chocolate branco preparada pelo chef Fábio Gomes, ex-concorrente do “MasterChef Portugal 2019” que conta com 47,9 mil seguidores no Instagram.

O processo é bastante simples e rápido — maior parte do tempo é passado à espera que fique consistente. E também é uma receita que se faz com pouco dinheiro, visto que apenas leva quatro ingredientes. O esforço e o custo são baixos, e a recompensa é enorme (tudo aquilo que queremos, portanto). E é garantido que conquistará qualquer guloso, dos miúdos aos adultos.

Do que precisa

— 1 tablete de 200 gramas de chocolate branco
— 1 tablete de 200 gramas de chocolate negro
— 8 folhas de gelatina
— 200 ml de leite

Como se faz

Comece por derreter o chocolate negro em banho-maria. Adicione o leite, a gelatina e mexa bem durante um minuto. Passe o preparado para uma forma de silicone e repita o processo com o chocolate branco. Coloque este preparado (delicadamente) na forma, sobre o anterior. Para terminar, coloque a forma no frio durante aproximadamente cinco horas, ou até solidificar e atingir a consistência de um pudim.

Prefere bolos? Carregue na galeria e conheça outras receitas que vão ser um sucesso lá em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT