Gourmet e Vinhos

“O espumante mais gastronómico” é feito em Palmela com uma casta que estava quase extinta

A referência da Casa Agrícola Assis Lobo resulta de um trabalho com mais de 10 anos e recupera uma variedade nacional, a Avesso.
Harmoniza bem com vários pratos.

Desde 18 de dezembro, há um novo espumante no mercado. Falamos do Extra Bruto Lobo, produzido pela Casa Agrícola Assis Lobo, estabelecida em Palmela, vila no distrito de Setúbal, desde maio de 2002.

A referência agora lançada começou a ser idealizada há vários anos. “Trata-se de um vinho que tínhamos em mente há muito tempo, desde a criação da adega. A questão é que queríamos produzir algo o mais genuíno possível e, entre as castas tradicionais da região, não encontrávamos o que pretendíamos. Muito por culpa das alterações climáticas, que têm dado a origem a fenómenos extremados que intercalam períodos de muito frio com épocas de muito calor e seca”, começa por contar à NiT Rui Assis, enólogo da marca.

“Estas mudanças fizeram com que as uvas das castas clássicas da região perdessem muita da frescura que as caracterizava. Passou a existir um défice considerável entre a acidez e o açúcar natural, o que favorecia um amadurecimento excessivo. Havia desequilíbrio”, acrescenta.

O profissional partiu então à procura de novas possibilidades. “Em conversa com um amigo, soube de uma determinada casta, a Avesso, que havia praticamente desaparecido da viticultura portuguesa. Estava conservada num pequeno convento da região de Baião. Conheci a pessoa responsável pela vinha que a produzia e esta fez-me chegar uma amostra. Isto há mais de 10 anos. Foi nessa altura que iniciámos a plantação e o espumante começou a ganhar forma. Depois de vários ensaios, finalmente considerámos que tínhamos chegado ao resultado que ambicionamos”, explica.

Em 2021, avançaram com a colheita das uvas que dariam origem ao vinho base que seria utilizado. “À primeira fermentação, em cubas com temperatura controlada, seguiu-se uma segunda, pelo método clássico, ou seja, em garrafas. Depois, houve um envelhecimento de 10 meses.”

O Extra Bruto Lobo distingue-se pelo “um gás de bolha fina, que harmoniza com várias comidas. Além de poder ser apreciado como aperitivo, como é habitual neste tipo de vinho, também pode ser degustado durante as refeições ditas normais. Harmoniza bem com frutos do mar, pratos de peixe e carne. É o espumante mais gastronómico que conheço”, realça o enólogo.

Cada garrafa custa 10€.

Este primeiro lançamento materializa-se num total de 2.500 garrafas, cada uma com um custo de 10€ cada. Para já, o espumante Extra Bruto Lobo apenas se encontra à venda na antiga adega e atual sede da Casa Agrícola Assis Lobo, situada no centro histórico da vila de Palmela, mais precisamente no número 78B da R. Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Carregue na galeria e conheça outros vinhos portugueses que, além de serem bons, também são baratos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT