gourmet e vinhos

O festival da batata doce está de volta ao Algarve

No ano passado, o evento realizou-se apenas online. Desta vez, os pratos vão ser servidos ao vivo em Aljezur.
Há vários pratos com batata doce para experimentar.

Em 2020, devido à pandemia, o tradicional festival da batata doce de Aljezur não se realizou da forma habitual. Ainda assim, foi assinalado com uma edição online com a venda do produto para todo o País. Este ano, tudo volta a acontecer no pavilhão multiusos da localidade algarvia — uma das zonas mais conhecidas no cultivo deste ingrediente.

O evento está marcado para o próximo fim de semana, entre 26 e 28 de novembro. Naquele espaço de Aljezur vão juntar-se vários produtores, mas também tasquinhas e restaurantes locais com pratos e petiscos feitos a partir desta variedade de batata.

Entre as opções mais tradicionais, como polvo e batata doce gratinada, existem novidades que vai querer experimentar. É o caso de chocolate, licor, compotas, cervejas, gelados e até uma aguardente, tudo feito com batata, claro. Será ainda possível comprar o legume sem que tenha sido transformado.

O espaço irá estar aberto de sexta a domingo, entre o meio-dia e as 22 horas. A entrada é livre, só paga depois o que consumir. O estacionamento no recinto também é gratuito.

Se prefere ficar por casa, carregue na galeria para conhecer algumas receitas que pode fazer com batata doce. Não é bem a mesma coisa, mas pode ser divertido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT