Para celebrar o tradicional carneiro assado nas caçoilas de barro preto, o concelho da Lousã recebe a 13.ª edição do Festival Gastronómico da Chanfana. O evento arrancou a 14 de fevereiro e prolonga-se até domingo, 23 de fevereiro.
Este ano, no evento que promove um dos pratos mais famosos da região, participam 24 restaurantes, entre os quais se incluem a Adega da Villa, o Avô, Alto do Padrão, Sabores da Aldeia e a Taberna Burguesa. O evento conta ainda com parcerias com o comércio local, que darão descontos em 14 unidades de alojamento, padarias, pastelarias e empresas de animação turística.
A autarquia complementa o festival com um programa cultural que inclui visitas guiadas, atuações teatrais, ciclos de contos infantis e palestras. Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal, destaca que o evento é “um forte contributo para a atratividade do concelho e para a sua dinâmica económica, ao mesmo tempo que evidencia a qualidade gastronómica que existe no setor, seja na dimensão da confecção, quer no serviço”.
A chanfana, prato típico da região, é preparada com carne de cabra assada em vinho tinto, alho, folhas de louro, pimenta, pimentão doce e sal. A confeção tradicional inclui caçoilas de barro preto e fornos a lenha que, diz quem sabe, ajuda a dar o sabor autêntico e intenso ao prato.
Os preços dependem dos menus dos restaurantes incluídos na iniciativa. A programação pode ser consultada online.