Gourmet e Vinhos

O gin cítrico que vai querer ter em casa é feito com fruta feia (e tem uma garrafa linda)

A proposta da Lemos Figueiredo combina yuzu, limão, lima, toranja e tangerina. O resultado é uma bebida muito fresca.
Fica perfeito com raspa de yuzu.

O desperdício alimentar é um assunto que está, atualmente, na moda. Aplicações como a Too Good To Go, que vende cabazes com produtos que estão prestes a expirar, fazem sucesso na Europa. Esta juntou-se agora à produtora Lemos Figueiredo. Juntos, criaram um irresistível e cítrico gin com fruta que seria desperdiçada.

O Casanova Citrus, assim se chama, combina cinco citrinos provenientes de produções excedentes ou não comercializáveis, por serem considerados “fruta feia”. Lima, yuzu, toranja, limão e tangerina são as estrelas desta nova proposta, cujo processo produtivo é inspirado no incontornável London Dry Gin. O zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais. Já as cascas dos citrinos são infusionadas a vapor durante a destilação, num alambique de cobre. O resultado é “uma bebida vibrante e fresca”, descrevem.

É fresco e amigo do ambiente.

Mas não é apenas a produção que prima pelo bem-estar do ambiente. Também as garrafas fofinhas são “verdes”, sendo feitas de vidro 100 por cento reciclado. “A sustentabilidade continua a ser um dos principais pilares da nossa marca. Acreditamos que podemos salvar o planeta, não do dia para a noite, mas de garrafa em garrafa”, explica a insígnia em comunicado.

O perfect serve recomendado pela marca junta gelo à água tónica Mediterranean e um pouco da casca de yuzu que, em alternativa, poderá ser substituída pela do limão. O Casanova Citrus está à venda online e na loja Ginjinha d’Alcobaça, junto ao mosteiro da cidade. Uma garrafa de 50 centilitros custa 26€.

Prefere vinhos? Carregue na galeria e conheça algumas propostas que tem de adicionar à sua garrafeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT