gourmet e vinhos

O histórico armazém de Gaia que virou wine bar com vinhos do Porto e muito mais

O mais recente projeto da Sogevinus era um espaço onde nos últimos anos se fazia o envelhecimento de garrafas do grupo.
O armazém está como novo.

Este histórico armazém em Vila Nova de Gaia, com 544 metros quadrados, já serviu para guardar aço. Só mais tarde passou a servir para garrafas de vinho que ali envelheciam. Em 2020 é a mais recente loja de vinhos da cidade e conta ainda com um wine bar. Pertence ao grupo Sogevinus que detém algumas das marcas que provavelmente já ouviu falar, como a Cálem, a Kopke, a Burmester e a Barros.

A Quinta da Boavista é uma das mais recentes apostas do grupo, assim como este espaço em Gaia, de seu nome Sogevinus Wine Shop Santa Marinha. É loja, wine bar, mas também um local de experiências, sempre relacionadas com vinho, claro.

Ali são envelhecidas algumas da referências do grupo — há capacidade para armazenar 40 mil litros. Entre as várias sugestões da Sogevinus, encontra os vintages das diferentes marcas. É no wine bar, no piso superior, que poderá experimentar algumas referências.

Um copo de vinho não se quer sozinho, por isso há a hipótese de fazer a harmonização com queijos e chocolates, isto se optar por uns dos vinhos do Porto. A copo tem Porto branco, ruby ou tawny e ainda criativos cocktails que têm por base estas referências.

O Sogevinus Wine Shop Santa Marinha pode ainda receber exposições e eventos privados com uma lotação máxima de 60 pessoas, devido às limitações impostas pela DGS.

O armazém era originalmente da família Cálem, que começou por o usar para o aço. A reconversão para o espaço que está hoje teve um investimento de 450 mil euros. A pedra, a madeira e o aço são alguns dos materiais mais usados na construção e requalificação deste armazém.

É ainda possível criar rótulos personalizados para garrafas de vinho, ver referências de edição limitada e comprar alguns dos produtos que melhor casam com a bebida, como os chocolates da Arcádia, compotas, patés e até conservas.

Tem algumas das referências mais exclusivas da marca.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Largo Joaquim Magalhães, 4-6, V. N. Gaia
    4400-187 Vila Nova de Gaia
  • HORÁRIO
  • Das: 10:00
  • Às: 19:00
  • Fecha às segundas e terças
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Bar, Loja

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT