Gourmet e Vinhos

O inesperado bacalhau à Brás que se faz com batata doce frita (tipo palha)

Já existem pacotes do género à venda nos supermercados. Se quiser, também as pode fritar — mas vai ter mais trabalho.
Faz-se com batata doce. Foto de 24Kitchen.

Joana Barrios deixa duas hipóteses para quem quer fazer este bacalhau: comprar um pacote de batatas doce fritas tipo palha, ou fazer as próprias batatas bem finas. A receita foi apresentada no programa “O Da Joana”, do 24Kitchen. Ainda assim, Joana preferiu ser mais profissional e fritou as batatas. Se não estiver com tanto tempo livre, quando for ao supermercado para comprar o que precisa, passe no corredor dos snacks para levar um dos pacotes para casa.

Claro que o puristas do bacalhau à Brás dirão que foram quebradas aqui duas regras essenciais: fazer esta receita com batata de pacote; e utilizar batata doce em vez da normal. Pois bem: nada como experimentar para depois poder dizer que até prefere esta à versão tradicional.

O restante processo é idêntico: cozinha os ovos no lume desligado para que o prato não fique seco e acrescenta azeitonas e salsa picada no final. O ideal é também usar um bacalhau demolhado que basta descongelar para começar logo a receita.

Do que precisa

2 postas de bacalhau demolhado

1 cebola

6 dentes de alho

1 pacote de batata doce palha

7 gemas

2 colheres de sopa de leite

sal e pimenta q.b

Azeitonas pretas a gosto

Salsa fresca q.b

Como se faz

Comece por desfiar o bacalhau e por retirar as espinhas. Leve a refogar a cebola e o alho com um fio de azeite. Adicione o bacalhau e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante alguns minutos. Separe as gemas das claras a seis ovos. Junte a batata doce frita em palitos, o leite e apague o lume. Incorpore as gemas — que vão cozinhar no calor residual. Sirva no prato com a gema de ovo que sobrou. Finalize com salsa, pimenta e azeitonas a gosto.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas caseiras para toda a família.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT