Gourmet e Vinhos

O irresistível bolo molhado de nozes e tâmaras que se prepara em 10 minutos

Até os menos habilidosos na cozinha conseguem fazer esta receita, classificada como "fácil". Serve 16 pessoas.
Fotografia: Cookidoo.

Motivos nunca faltam para incluir tâmaras na dieta. Além de extremamente versátil, o fruto da tamareira, uma palmeira originária do Médio Oriente que, em Portugal, se cultiva no sul, segundo a “Deco Proteste”, é altamente nutritivo. As tâmaras têm ainda outras vantagem: são muito versáteis e podem ser usadas na confeção de todo o tipo de pratos.

Repletas de açúcares naturais, são sempre uma opção a considerar na hora de fazer um doce. O bolo molhado de nozes e tâmaras da Cookidoo, plataforma de receitas oficial da Bimby, é uma das muitas sugestões que incluem tâmaras como adoçante natural.

Natas, manteiga, bicarbornato de sódio, ovos, fermento e cravinho são alguns dos ingredientes de que vai precisar para preparar a iguaria, que serve 16 pessoas e promete conquistar miúdos e adultos. Classificada como “fácil” de preparar, mesmo os menos habilidosos na cozinha podem fazê-la.

Do que precisa

Molho
— 120 gramas de manteiga, mais q.b. para untar
— 75 gramas de açúcar
— 40 gramas de açúcar mascavado escuro
— 50 gramas de natas

Bolo
— 180 gramas de tâmaras medjool sem caroço ou 180 gramas de tâmaras sem caroço
— 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
— 300 gramas de água
— 50 gramas de manteiga cortada em pedaços
— 80 gramas de açúcar amarelo
— 80 gramas de açúcar mascavado escuro
— 2 ovos
— 80 gramas de noz picada grosseiramente
— 170 gramas de farinha tipo 55
— 1 colher de chá de fermento para bolos
— 1 colher de chá de cravinho em pó

Como se faz

Molho
Após untar uma forma com manteiga, coloque todos os ingredientes no copo e aqueça por 30 minutos, a 120°C, na velocidade um. Deite na forma e reserve no congelador.

Bolo
Primeiro, pré-aqueça o forno a 180°C. Em seguida, coloque as tâmaras no copo e pique durante três segundos na velocidade sete. Retire para um recipiente, adicione o bicarbonato e reserve. Posteriormente, deite a água no copo e aqueça por três minutos, a 120ºC, na velocidade um. Verta sobre as tâmaras e reserve.

Depois, insira a borboleta/batedor e bata, por dois minutos e 30 segundos, na velocidade quatro, a manteiga e os açúcares. Misture então, durante 30 segundos, na mesma velocidade, e adicione, através do bocal da tampa, os ovos um a um. Feito isto, acrescente as tâmaras com a água e a noz e envolva por cinco segundos na velocidade três.

Por fim, adicione a farinha, o fermento e o cravinho e envolva cinco segundos na velocidade três. Deite na forma sobre o molho e leve ao forno, a 180°C, cerca de 25 minutos. Retire, corte em cubos e sirva morno.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas, com tâmaras entre os ingredientes, que pode fazer em casa sem maiores dificuldades.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT