Não é raro ver pratos e produtos portugueses destacados internacionalmente, e desta vez a distinção vem do TasteAtlas. O site especializado elegeu a alheira de Mirandela como o melhor enchido do mundo, num ranking publicado no final de janeiro.
“O recheio desta iguaria tradicional fumada é feito combinando pequenos pedaços de carne e pão. Esta salsicha é tradicionalmente fumada com madeira de oliveira ou carvalho, o que lhe confere um sabor, aroma e cor únicos, realçando ainda mais o sabor das especiarias. A alheira de Mirandela contém carne de bovino e suíno, juntamente com gordura, carne de aves, pão de trigo, azeite e banha, sendo aromatizada e temperada com sal, alho e colorau doce ou picante”, lê-se na publicação do TasteAtlas.
A classificação do site baseia-se em avaliações de visitantes nas redes sociais e na plataforma própria, com recurso a inteligência artificial para validar as opiniões, calcular a média das classificações e organizar o ranking final.
A alheira de Mirandela tem uma história rica, intimamente ligada à região de Trás-os-Montes. A sua origem remonta ao século XV, durante o período da Inquisição, quando judeus e cristãos-novos eram perseguidos em Portugal. Para provarem a sua conversão ao cristianismo, muitos eram obrigados a consumir carne de porco, um alimento proibido pela religião judaica.
Como forma de contornar essa imposição, criaram um enchido que parecia conter carne de porco, mas era feito com aves (como frango e pato), carne de vaca, pão e gordura. Mais tarde, passou a ser fumado para ganhar um sabor mais intenso e assemelhar-se ainda mais aos enchidos tradicionais.
Em 2013, a alheira de Mirandela recebeu o estatuto de Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia, um reconhecimento que protege e promove a produção tradicional desta especialidade única da gastronomia portuguesa.