Os vinhos foram novamente os protagonistas de um dos concursos mais esperados do ano — um género de Óscares à portuguesa — mas desta vez para as melhores referências para o verão. A iniciativa da ViniPortugal premiou vinhos licorosos, tintos, espumantes e brancos. O júri foi composto por especialistas nacionais e internacionais. Ou seja, enólogos, jornalistas e sommeliers. Foram avaliadas 1.385 referências e atribuídas 423 medalhas: 35 na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.
Com o título “Espumante do Ano” destacou-se o Espumante Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional Blanc de Noirs Bruto, de 2016. Está disponível na Garrafeira Nacional por 24,95€.
“Se noutros tempos a magia dessas paisagens servia para conquistar corações, hoje as uvas que ali nascem servem para conquistar os mais exigentes apaixonados por vinhos. É fruto do romantismo desta história, que nasce este espumante da Casa de Santar”, lê-se no site.

“Localizada na região do Dão, a Casa de Santar é um solar dos séculos XVII e XVIII rodeado por jardins de sebes, buxos e labirintos de flores”, descrevem. Nas adegas construídas em granito com mais de 400 anos, produzem-se vinhos que são premiados regularmente. Desta vez, foi o espumante, que se distingue, segundo os especialista, pelo aroma distinto e complexo, a geleia de frutos vermelhos, biscoito e pão torrado.
Já o sabor é frutado “com abundante mousse crocante”, tem acidez irreverente que lhe transmite elegância, “persistência e originalidade”. O Casa de Santar, Medalha de Ouro no concurso “Melhores vinhos para os dias de verão”, é ideal como aperitivo, “iguarias não muito condimentadas à base de peixes e carnes brancas”. Também é ótimo para acompanhar sobremesas, ou para celebrar, momentos de lazer.
Aproveite e carregue na galeria para conhecer outros dos vinhos premiados neste concurso.