Gourmet e Vinhos

O melhor jovem chef da Europa vai ser eleito em Braga

A eleição de 2021 do melhor jovem chef das regiões gastronómicas participantes decorre entre 22 e 25 de novembro.
Beatriz Costa é uma das finalistas nacionais

Braga vai acolher alguns dos mais promissores jovens chefs da Europa, num concurso aberto a estudantes ou recém-formados em gastronomia. O objetivo passa por dar destaque não só a estes iniciados nesta arte, mas também enaltecer as regiões gastronómicas que fazem parte do European Young Chef Award.

O evento organizado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo inclui a participação nacional do Minho, como Região Europeia de Gastronomia premiada em 2016, mas também outras regiões como Catalunha, Eslovénia, Menorca ou Aarhus, na Dinamarca. Será precisamente a partir desta série de regiões participantes que sairá um vencedor.

“O objetivo é reforçar os laços entre as regiões europeias através de jovens chefs, promovendo simultaneamente a inovação culinária e a sustentabilidade utilizando a cozinha tradicional e os produtos locais”, explica a organização do evento.

Cada um dos participantes terá de criar um prato para o concurso. Essa receita não será apenas avaliada pela criatividade e sabor. Pretende-se que haja uma atenção especial à questão da sustentabilidade, de forma a promover a redução de desperdícios, reduzir o uso de plásticos e atingir uma proporcionalidade equilibrada de vegetais em relação à proteína.

O evento que acontecerá no Mercado Municipal de Braga — e que tem como embaixador o famoso chef Joan Roca, do El Celler de Can Roca, um dos melhores restaurantes do mundo — contará com um júri chefiado pelo chef António Loureiro, do A Cozinha, premiado com uma estrela Michelin.

No campo português estarão três finalistas: Rui Meira, Pedro Cruz e Beatriz Costa. O vencedor será conhecido a 24 de novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT