Raimundo António de Bulhão Pato sonhava ser um poeta reconhecido, algo que, infelizmente, nunca se concretizou. No entanto, ficou para sempre na história da cozinha nacional e agora passou a ser um nome reconhecido internacionalmente. Não graças à sua escrita, mas devido à famosa receita de marisco que ajudou a popularizar.
Não se deixe enganar: o prato não foi da sua autoria, mas sim de João da Mata, chef de cozinha do Hotel Central de Lisboa. João era um grande admirador do também ensaísta e memorialista. Como forma de o homenagear, passou a designar a forma que havia criado de preparar amêijoas com o apelido Bulhão Pato. O famoso prato de marisco foi considerado pela TasteAtlas, plataforma que funciona como “uma enciclopédia de sabores, um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, como um dos melhores do mundo.
No ranking divulgado a 5 de março, com 50 receitas de dezenas de países, foi Portugal que se destacou. As amêijoas à Bulhão Pato ficaram no primeiro lugar com a pontuação de 4.8 estrelas em cinco.
“Este simples prato português combina amêijoas e um molho cheio de sabor feito com azeite, alho, limão e coentros. As amêijoas à Bulhão Pato são normalmente servidas como entrada e acompanhadas por pão”, diz a plataforma. A lista conta ainda com o arroz de marisco, em 50.º lugar (a última posição) e bacalhau com natas, em 35.º — uma decisão controversa uma vez que ninguém a considera uma proposta de marisco.
Esta não é a primeira vez que a TasteAtlas destaca a cozinha portuguesa. No final de fevereiro lançaram um outro ranking onde afirmaram que o pastel de nata é o melhor doce do mundo. Leia o artigo da NiT para descobrir o que o levou à escolha deste símbolo da doçaria nacional.
All about the 100 best-rated seafood dishes in the world at the link: https://t.co/nTfup1MuJq pic.twitter.com/lQLL1UmjL4
— TasteAtlas (@TasteAtlas) March 5, 2023