Gourmet e Vinhos

O mundo mágico de Harry Potter inspira a nova edição do Festival do Cogumelo do Fundão

No decorrer do evento, mais de 50 tasquinhas e restaurantes vão estar a servir iguarias com o fungo como protagonista.
Imperdível.

Para alegria de todos, a aldeia de Alcaide, no Fundão, volta a receber o Míscaros — Festival do Cogumelo. Promover o património fúngico, com mais de 530 espécies; paisagístico; cultural e ambiental de toda a serra da Gardunha é, mais uma vez, o grande objetivo da iniciativa, que acontece de 18 a 20 de novembro.

O mundo mágico de Harry Potter serve de inspiração, refletida na decoração de toda a localidade, à 12.ª edição do evento, no qual participam mais de 50 tasquinhas e restaurantes. Estas vão estar a servir, como não podia deixar de ser, iguarias que têm os cogumelos como protagonistas.

Showcookings conduzidos por chefs como Duarte Batista, Maria Caldeira de Sousa, Cristina Sá Marques, Marlei Cardoso, Tony Martins, Sérgio Mendes e Ricardo Besteiro estão entre os principais destaques do certame, que prevê ainda a realização de uma prova de harmonização de vinhos da Beira Interior com cogumelos e uma sessão multicultural em que a comunidade migrante do Fundão irá confecionar pratos da sua cultura gastronómica.

Palestras, debates, exposições e exibição de documentários dedicados ao conhecimento e proteção da floresta — atividades que prestam especial atenção à riqueza e diversidade micológica da serra da Gardunha — também têm espaço na programação da iniciativa.

Khaganiço Orchestra, Fanfarra 4xx, Brabosa Bass Band, Brass Dass, Fanfarra BFC e Moustache Brass Band são alguns dos responsáveis pela animação cultural da celebração, ao longo da qual, mediante inscrição prévia, os interessados vão poder passear pela floresta, apanhar cogumelos e fazer uma prova de degustação na Casa do Cogumelo.

Enquanto o festival não começa, carregue na galeria para conhecer algumas receitas com cogumelos fáceis de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT