Gourmet e Vinhos

O novo azeite premium português já chegou ao Continente — só existem 10 mil garrafas

O Cinco Soldos 1.ª Colheita é uma edição limitada. É um azeite complexo, fresco e harmonioso e é indicado para uma degustação a cru ou para finalizar pratos requintados.
Boas notícias.

O azeite é uma presença constante na mesa de qualquer família portuguesa. Além de super versátil, ele é uma gordura saudável que ajuda a manter a fome afastada durante mais tempo. Apesar de existirem várias versões com diferentes sabores, todos envolvem na perfeição os ingredientes que os acompanham, transformando refeições simples em verdadeiros pratos cheios de sabor.

A composição nutricional de um azeite depende da variedade da azeitona, do tipo de extração e do ano e região de produção. A sua qualidade é determinada por estes fatores, claro, mas também depende do grau de amadurecimento das azeitonas, da sua idade, do processo de extração e do modo de conservação.

E quando se selecionam cuidadosamente as melhores azeitonas nacionais e se utilizam processos 100% naturais, obtidos através de procedimentos físicos que mantêm toda a qualidade da azeitona, o resultado só pode ser incrível — como o novíssimo Cinco Soldos 1.ª Colheita, um azeite premium à venda em exclusivo nas lojas Continente. 

Cinco Soldos 1.ª Colheita é uma edição limitada – existem apenas 10 mil garrafas à venda. Fruto de uma seleção das melhores azeitonas do início da campanha de duas variedades, a “picual” e “cobrançosa”, o azeite virgem extra é 100% português, complexo, fresco e harmonioso, indicado para uma degustação a cru ou para finalizar pratos requintados.

Aqui está ele.

Cinco Soldos já é uma marca de azeite 100% português reconhecida pelos portugueses. Os azeites da marca são vendidos em exclusivo em todas as lojas Continente e existem sete variedades. Entre elas, destacam-se o Cinco Soldos Reserva, um azeite virgem extra de categoria superior, indicado para terminar pratos ou para degustar com pão; o Cinco Soldos Superior e Cinco Soldos Essencial, azeites virgem extra que, pela sua versatilidade, são ideais para temperar ou como ingrediente base de outros molhos.

Há ainda o Cinco Soldos Casto, um azeite virgem para utilização culinária em assados ou sopas. E, claro, o novo azeite Cinco Soldos 1ª Colheita, com um packaging diferenciador, que é perfeito para qualquer bom apreciador destas gorduras naturalmente saudáveis e com um papel central na alimentação mediterrânica.

À venda desde abril de 2019 nas lojas Continente, os azeites Cinco Soldos são produzidos em Portugal, com azeitona nacional e com processos 100% naturais, obtidos através de procedimentos físicos que mantêm toda a qualidade da azeitona – do tratamentos de lavagem, à moagem, decantação, centrifugação e filtragem. O posterior armazenamento é efetuado em temperatura controlada que garante a preservação da qualidade do produto acabado.

O nome da marca remonta à época da monarquia, quando as leis de proteção da agricultura prescreviam uma multa de três soldos a quem arrancasse uma árvore. Se essa árvore fosse uma oliveira, a multa aumentava para cinco soldos. Assim se percebe a importância que desde sempre se dá à oliveira, uma árvore que faz parte das práticas agrícolas e alimentares da sociedade portuguesa há muitos anos.

Conheça a receita de ovos em cocotte com Azeite Cinco Soldos no canal de YouTube do Continente.

Este artigo foi escrito em parceria com o Continente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT