Gourmet e Vinhos

O novo espaço Kosher de Lisboa vende comida e realiza tours especiais

Há refeições prontas, produtos de mercearia e vinhos. Tudo com certificação Kosher.
Todos os produtos são certificados.

A Rua do Salitre, na zona do Rato, em Lisboa, viu nascer no início de março um espaço Kosher. O número 175 A foi obrigado a fechar as portas devido à pandemia do novo coronavírus, para reabrir no dia 18 de maio, com o selo “Clean & Safe”, que garante estar apto para receber clientes com todas as medidas necessárias.

O Kosher IN Groceries, Arts & Crafts funciona como uma mercearia e vende vários produtos alimentares, todos com certificação Kosher — ou seja: obedecem à lei judaica. Além disso, o espaço tem um pequeno café no seu interior.

Por lá vai encontrar refeições prontas a comer, produtos de mercearia ou vinhos. Mas é também no Kosher IN Groceries, Arts & Crafts que se pode reservar uma tour pela herança judaica — temporariamente suspensa devido à pandemia.

“Tudo começou há cinco anos. Temos fornecido refeições prontas e vários alimentos a turistas judeus, bem como homens de negócios. Estamos dentro da comunidade e sabemos da dificuldade dos israelitas comerem em Portugal, tendo de recorrer apenas a vegetais e fruta”, explica à NiT Rui Bitton, 59 anos, dono do espaço que abriu no dia 15 de março.

“A oferta em Portugal é praticamente inexistente, por isso, importamos os produtos de outros países com certificação. Por causa da pandemia, o turismo está suspenso, mas temos clientes estrangeiros que vivem cá, bem como moradores da zona que têm curiosidade”, diz.

Curiosamente, existe um produto português que está à venda nesta mercearia, mas que é comprado em França. “As sardinhas Vasco da Gama são exportadas para França e lá recebem o selo, porque um inspetor vem a Portugal e certifica-se de que todo o processo cumpre as normas Kosher.” Também pode encontrar vinho tinto do Douro e vinho do Porto à venda neste espaço.

As visitas guiadas podem durar meio dia ou um dia inteiro e percorrem algumas zonas de Lisboa com forte herança judaica. Nestas tours é abordada a história dos judeus em Portugal ao longo dos anos. Quando forem retomadas, os preços começam nos 160€.

Durante as próximas duas semanas será inaugurada também uma loja online para que se possam comprar estes produtos certificados e recebê-los em casa, em qualquer ponto do País.

O Kosher IN Groceries, Arts & Crafts abre de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas, e as 14 horas e as 18h30. O horário pode variar nos dias de feriados religiosos judeus. Na página de Facebook é possível ir descobrindo os novos produtos que chegam à mercearia, bem como consultar receitas Kosher.

Entre os alimentos que pode comprar, encontra salsichas de frango, atum enlatado, molhos, vinagre, óleo, bolachas, marmelada, carnes frias, pão, chocolates e vinho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT