Gourmet e Vinhos

O novo Tinto Cão da Martin Boutique Wines é “uma bomba” e está com 30% de desconto

Dentro de uma garrafa estão quatro anos de trabalho, uma única casta e uma estética pessoal de Pedro Martin. Só existem 900 unidades.
É uma boa oportunidade.

“Acho que, neste momento, tenho uma bomba nas mãos.” Bastou uma frase de Pedro Martin para ficarmos curiosos. “Trabalho com vinho há algum tempo, desde 2011, mas sinto que, apesar de todos os vinhos que faço me agradarem, a marca EXAG1.UM, dentro do universo Martin Boutique Wines, eleva o projeto.”

O Tinto Cão 2019 é a nova aposta de Martin. “É o culminar de um desejo, que se tornou em ideia, em ensaio, em prática e no fim num enorme vinho, que dará um prazer enorme a quem o beber.” Dentro de uma garrafa estão quatro anos de trabalho, uma casta 100 por cento Tinto Cão, e uma estética pessoal.

“Em 2019 tive a oportunidade de trabalhar um vinho Cão, mas havia aqui um desafio. Adoro a parte ácida da casta, mas não acho fascinante a parte tintureira. Digo isto de uma forma não depreciativa, mas a verdade é que raramente me dirijo a uma garrafeira para comprá-la. É que tem propriedades muito específicas. É muito tintureira e muito ácida, mas não dá para viver o melhor de dois mundos”, diz o produtor.

O motivo? Porque o tanino leva muito tempo para ficar macio, agradável e quando esse tempo passa basicamente já se perdeu a parte divertida e romântica da fruta. “Quando está pronto para beber, já é um vinho meio decadente.”

Está com desconto.

Foi então que Martin pensou numa solução. “Assumi logo de início que a espinha dorsal seria a acidez em detrimento da extração. Mal o manto levantou após a fermentação alcoólica arrancar, retirámos as cascas de forma a não tingir mais e os taninos seriam extraídos do engaço.” Dividiram e guardaram-no. Uma parte em inox, outra em barricas novas e o restante em barricas usadas.

“Por fim, juntei os três ambientes numa medida que achei que seria a melhor, a mais estética, e não podia estar mais feliz”. O resultado? Um vinho limitado que está à venda na loja online da Martin Boutique Wines. E se restassem dúvidas, nós esclarecemos. Não é mesmo uma referência qualquer.

Existem apenas 900 garrafas desta bebida de cor ruby e laivos azuis. No nariz, segundo as notas de prova, sentem-se aromas de iodo e frutos secos. “Muito mineral e explosivo”, lê-se. Na boca é intenso, denso e fresco. “Dominam as notas salinas, a pedra raspada, a fruta madura e os frutos secos, que lhe dão um tom misterioso. Acidez bem vincada, complexo e muito vivo na boca.”

E se não sabe com que tipo de pratos deve servi-lo (sempre a uma temperatura de 16 graus), Martin esclarece. “Liga bem com opções bastante diversas. Por ser um vinho com acidez — quando digo acidez falo em frescura, na capacidade de, apesar do álcool, ser refrescante — o ideal serão sempre propostas de caça e de carne com alguma gordura, como as maturadas.” Pode beber a sugestão ou guardá-la até 20 anos.

Pode encontrar o EXAG1.UM Tinto Cão à venda no site por 45€. Até à próxima quinta-feira, dia 1 de junho, está com 33 por cento — passa a custar 30€. “”Vamos ter 50 unidades em stock para este efeito”, revela o produtor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT