Gourmet e Vinhos

O petit gâteau de caramelo que faz em 20 minutos na air fryer

É ideal para fazer quando lhe apetece um doce, mas não tem vontade de sujar a loiça toda.
Chocolate Lava Cake with ice cream

A origem do petit gatêau está envolvida num secretismo. Sobre este pequenos bolos que desfazem na boca apenas se sabe que o nome deriva do francês. No entanto, a receita mais conhecida remete ao chef Michael Bras em 1981 — com o chocolate derretido por dentro. O sucesso da quase explosão de sabores levou a que outros países quisessem aprender e replicar a receita.

Raramente sozinho, o petit gatêau costuma ser acompanhado por uma bola de gelado de baunilha com um toque de menta. Para não enjoar, os ingredientes têm sido reinventados e já há opções de licores, frutos tropicais ou até de red velvet.

Normalmente a versão de chocolate da sobremesa tem mais fãs, mas há quem diga que a novidade conquista sempre os mais gulosos. O caramelo não é exclusivo, muito longe disso, mas faz parte de receitas onde a crocância está sempre presente. Ora, no pequeno bolo, basta uma garfada para chegar a uma explosão de sabores, mas são os toppings que fazem a diferença.

Desta vez, apresentamos uma sugestão que combina ambas as texturas, com uma cobertura que o fará querer repetir o doce. A proposta é do chef Tiago Silva, habituado a divulgar receitas simples e saborosas no Instagram. Antes de avançar fique a saber que há um único ingrediente capaz de alterar todo o processo — a air fryer, indispensável à confeção.

Do que precisa

— 80 gramas de amendoim
— 55 gramas de açúcar
— 90 gramas de manteiga
— 170 gramas de farinha T55
— 1 ovo
— 3 gemas
— 1 lata de leite condensado cozido (397 gramas)

Como se faz

Crocante

Comece por triturar o amendoim com o açúcar até ficar com uma mistura parecida a areia. Adicione a manteiga e 50 gramas da farinha e continue a moer.  Depois leve à air fryer, a 160 graus, durante cerca de 20 minutos, e vá mexendo durante todo o processo.

Petit Gatêau

Com a varinha mágica bata os ovos, junte o leite condensado cozido e peneire o resto da farinha para a mesma taça. Envolva tudo e deite a massa em formas previamente untadas com manteiga e farinha. Coloque-as dentro da air fryer e deixe cozinhar seis minutos a 200 graus.  Desenforme, coloque o petit gatêau no prato e cubra com o crocante. Acompanhe com gelado de baunilha e morangos frescos.

Se não consegue resistir a uma sobremesa, carregue na galeria para conhecer outras receitas fáceis de replicar (umas mais saudáveis que outras).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT