gourmet e vinhos

O que é feito do Ambrósio e da senhora do famoso anúncio da Ferrero Rocher?

Ele é ator e apareceu em vários filmes e séries. Ela divorciou-se de um príncipe italiano e trabalha na produção de vinhos.
O anúncio passa em Portugal desde 1992.

Desde 1992 que o anúncio da Ferrero Rocher passa todos os anos por altura do Natal. Tornou-se um clássico obrigatório para várias gerações, como se fosse o “Sozinho em Casa”. Todos sabemos de cor as principais frases de Kevin; e o mesmo acontece com o diálogo entre a senhora rica e o motorista Ambrósio no interior do luxuoso carro.

“Ambrósio, apetecia-me tomar algo”. A resposta é fácil: “Tomei a liberdade de pensar nisso, senhora”. Sentada no carro, a mulher recebe uma pequena torre com os conhecidos chocolates que lhe são entregues de forma automática depois do chauffeur pressionar um botão. “Bravo, Ambrósio.”

A publicidade já não passa noutros países há mais de 15 anos. Só em Portugal é que se mantém religiosamente, como explicou Federico Bortot, o diretor da Ferrero Rocher Portugal ao “Dinheiro Vivo”. Em 2018, dada a popularidade do anúncio no País, já se falava da possibilidade de ser gravado algo específico em Portugal. A ideia ficou na gaveta, mas foi lançada este ano, com um casting nacional.

A marca de chocolates, que está a celebrar 30 anos da chegada a Portugal, lançou um concurso para encontrar o novo Ambrósio e um nova senhora. As votações já terminaram: os finalistas têm sido revelados ao longo das últimas semanas no programa das manhãs da TVI, o “Você na TV”. Porém, o objetivo não é gravar um anúncio idêntico, mas sim uma publicidade para mupis e outdoors.

Em Ambrósio e a senhora que ganham não se mexe, por isso a dupla vai continuar a aparecer na televisão, mesmo que as imagens já pareçam meio desfocadas nas televisões HD dos dias de hoje. 

Passados 28 anos da estreia, a NiT tentou responder à pergunta que muita gente repete: o que é feito do Ambrósio e da senhora? Antes de mais convém dar-lhes nomes. Ele é Paul Williamson, um ator britânico nascido em 1929. Ela é Lee Skelton, uma ex-modelo americana, natural de Berkeley Hights, em New Jersey, mas que vive há muitos anos em Itália.

Lee Skelton, a senhora de amarelo que agora faz vinhos

Tem atualmente 61 anos, mas quando o anúncio foi gravado, Lee Skelton tinha 33. Na altura, os trabalhos como modelo em desfiles eram cada vez mais escassos, o que acabou por empurrá-la para a publicidade com gravações para a Johnnie Walker ou Neutro Roberts, de produtos para o cuidado do corpo.

Foi nessa altura que Lee soube que iria ser gravado um anúncio para uma marca de chocolates. Na altura, a série de televisão “Dynasty” era uma das mais populares nos Estados Unidos. Por isso, a produtora estava à procura de uma mulher parecida com Joan Collins, a atriz que fez de Alexis Colby. Ao jornal italiano “Excite”, a antiga modelo revelou que fez duas audições para ficar com o papel.

Tem atualmente 61 anos.

O anúncio foi gravado em Milão, num interior de um Rolls Royce. Chegou a ser filmada uma versão com um vestido lilás, mas o amarelo acabou por ser a cor escolhida para a publicidade que passou em todo o mundo. Tal como a personagem da Ferrero dava a entender, Lee Skelton também seguiu uma vida aristocrática na realidade. 

Pouco depois do anúncio, casou com o príncipe Lorenzo Borghese. Uma relação que terminaria dez anos mais tarde. Lee voltou a casar, desta vez com Guido Venturini, o proprietário da Tenuta Castelnuovo Tancredi em Buonconvento, Siena, Itália. Com o marido que se revelaria a paixão da sua vida, passou a dedicar-se à produção de vinhos e tornou-se presidente da AWAR, uma associação de mulheres americanas em Roma.

Tem ainda uma veia solidária, já que nos últimos anos realizou uma série de galas para angariar dinheiro que reverte para as famílias mais pobres da capital italiana. 

Paul Williamson, o Ambrósio da Ferrero que também gravou para a Werther’s Original

Paul Williamson tem atualmente 91 anos e desde 2007 que não aparece em televisão. Começou a carreira no teatro, em Londres, mas no currículo conta com passagens por várias séries e filmes no cinema.

Ambrósio é sem dúvida o papel de maior conhecimento público, apesar de — muito provavelmente — já o ter visto noutros personagens. Na série “O Regresso de Sherlock Holmes”, de 1986, fez de Inspector Hopkins. Em “Emma”, uma produção de 1996 que ganhou um Óscar de Melhor Música Original, interpretou Footman — ao lado de Gwyneth Paltrow e James Cosmo.

Tem 91 anos e o último filme que fez foi em 2007.

Namastey London” foi o último filme em que participou, em 2007. Uma produção indiana que recebeu alguns prémios no país.

A publicidade foi outros dos meios que chegou a explorar na carreira. Além da Ferrero Rocher, entrou num anúncio britânico dos caramelos Werther’s Original. Desta vez era ele quem aparecia a experimentar os chocolates. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT