gourmet e vinhos

O segredo para fazer batatas fritas perfeitas (e mais saudáveis) no forno

Nada de frigideiras ou óleos a elevadas temperaturas. Quase que nem vai perceber a diferença.
Ficam prontas em poucos minutos.

Conseguir a mesma consistência de batatas fritas sem as fazer numa fritadeira com óleo é complicado. Há quem as prepare no forno, diga que é mesma coisa, mais uma pessoa experimenta e não é bem assim. Claro que há truques para se aproximar o mais possível desse resultado. Este que aqui partilhamos é de Marly Helena Vanlerberghe, do blogue “Receitas Sem Fronteira”.

Nesta receita, o forno é um elemento fundamental pata colocar a fritadeira de lado. É nele que as batatas vão cozer pela segunda vez. Sim, porque a primeira cozedura é feita ao vapor. 

O processo até pode ser feito com antecedência. Já a parte do forno, o ideal é que coloque as batatas a fazer o mais próximo da hora de serviço, para que saiam ainda quentes. Esta cozedura a vapor vai fazer com que cozinhem ligeiramente no meio e libertem um pouco de amido.

Do que precisa

750 gramas de batatas

azeite q.b

flor de sal

Como se faz

Comece por lavar e retirar a casca. Corte-as da forma que desejar, como se fossem palitos, por exemplo, ou ligeiramente mais grossas. Pré-cozinhe a vapor durante uns 12 a 15 minutos. Se não tiver um mecanismo próprio, coloque um cesto metálico sobre uma panela com água a ferver ao lume. Pré-aqueça o forno nos 220ºC.

Numa tigela misture as batatas com quatro colheres de sopa de azeite. Faça esta mistura enquanto ainda estão quentes. Disponha-as num tabuleiro com papel vegetal. Salpique com flor de sal. Cozinhe durante 20 a 25 minutos até ficarem bem douradas. Se quiser, no final, junte ainda um pouco de flor de sal.

A pré-cozedura pode ser feitas antes; já na ida ao forno, devem ser colocadas a tempo da refeição ou do snack para serem servidas quentes e estaladiças.

Carregue na galeria para conhecer outras refeições que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT