Gourmet e Vinhos

O tagliatelle cremoso de salmão e espinafres que vai salvar os jantares de outono

Durante estes dias, e em tantos outros, nunca nos apetece cozinhar. Felizmente, existem vários pratos saborosos que se fazem em pouco tempo.
É uma delícia.

Com o outono os dias ficam mais frios e a vontade de ficarmos no sofá a devorar séries e filmes começa a aumentar. O esforço que fazemos para nos obrigarmos a cozinhar é enorme. Para que esta tarefa se torne mais fácil, o melhor é optarmos por receitas boas, mas sobretudo rápidas de fazer.

Uma massa é sempre a resposta ideal. São super versáteis e já fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, não é preciso sermos peritos na cozinha para a conseguirmos cozer — é só pôr em água a ferver com um fio de azeite, sal e esperar cerca de dez minutos. Porém, esta tem sempre de acompanhar alguma coisa. Normalmente é carne, mas isto pode tornar-se repetitivo e deixa-nos a desejar algo mais.

É aí que entra o salmão, que é a estrela desta receita que se faz em cerca de 30 minutos e não precisa de estar constantemente a acompanhar o processo, dando-lhe tempo para ir fazendo outras atividades. Trata-se de um tagliatelle cremoso com salmão e espinafres. É saboroso e tem uma boa dose de vegetais, alimentos essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo.

Do que precisa

— 300 gramas de tagliatelle
— 300 gramas de lombo de salmão, cortado em pedaços pequenos
— 1 colher de sopa de manteiga
— 2 dentes de alho
— Sumo de um limão
— Pimenta preta a gosto

Como se faz

Vai começar por cozer o tagliatelle em água a ferver entre seis a oito minutos. Numa frigideira derrete a manteiga e junta os dentes de alho picados e salteia até sentir o aroma deste ingrediente. Depois, reduza o lume e junta as natas, deixando ferver ligeiramente antes de reduzir novamente.

Adicione os espinafres e deixe cozinhar durante cinco minutos até murcharem. Acrescente o tagliatelle, o sumo de limão e o salmão e envolve tudo bem, deixando cozinha durante cerca de quatro minutos, num lume médio-baixo. Por último, tempere com pimenta e está pronto a servir — o melhor é comer enquanto ainda está quente.

Se nunca sabe o que cozinhar, nem gosta de perder muito tempo, carregue na galeria e descubra mais receitas práticas e saborosas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT