Gourmet e Vinhos

O truque dos maiores chefs para fazerem sempre a omelete perfeita

É a opção perfeita para quando queremos um prato bom e rápido de fazer. Mas pode ser também altamente frustrante.
Ninguém vai resistir.

Os ovos têm centenas de vantagens. São versáteis, podem ser preparados de diferentes maneiras e, acima de tudo, têm vários benefícios — são ricos em proteína, não contêm hidratos de carbono e ajudam à saúde do cérebro, graças à colina. A omelete é uma das versões mais simples e famosas. No entanto, nem toda a gente é capaz de preparar a receita da melhor forma.

“Uma boa omelete requer algumas técnicas para que se consiga atingir aquele ponto de perfeição”, conta à NiT o chef Fábio Bernardino. Primeiro, temos de ter uma boa base. “Quando estamos a bater os ovos numa tigela, devemos começar por picar a gema, e só depois envolver tudo para garantir que temos um preparado 100 por cento homogéneo”

Uma boa frigideira antiaderente também é um dos requisitos principais durante o processo. Se a untar com azeite e deixar que fique bem quente, a probabilidade de a omelete se quebrar é menor. Depois, é só baixar o lume para evitar que se queime. “Com uma espátula vá levantando-a, toda à volta, para depois ser mais fácil virar sem se desfazer”, aponta o chef. A confiança também é chave — ao virá-la, faça-o sem hesitações.

A altura em que coloca o sal influencia bastante o sabor final. Muita gente adiciona-o enquanto bate os ovos. No entanto, o melhor é fazê-lo depois de já as omeletes já estarem preparadas. “O sal em contacto com os ovos batidos faz com que fiquem mais fluídos”, o que cria uma omelete menos firme , por isso quando a virar na frigideira, aumenta a probabilidade de se partir.

Fábio Bernardino deixa um último conselho: “É importante reforçar que todos os ingredientes que fazem parte do recheio devem ser previamente salteados (ou cozinhados) para garantir que quando são colocados no interior da omelete não libertem água e fiquem mais estaladiços”. Também não pode exagerar na quantidade. “Se adicionarmos demasiados ingredientes, a omelete vai-se partir”.

Carregue na galeria para descobrir algumas receitas deliciosas com ovos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT