gourmet e vinhos

O verão não pode acabar sem fazer este ceviche de robalo e sorbet de manga

É uma receita especial do chef Tiago Bonito, do restaurante com estrela Michelin, Largo do Paço.
Uma receita que sabe a verão.

Peixe e gelado no mesmo prato. Pensa que é coisa de não combina? Então é porque ainda não experimentou este ceviche do chef Tiago Bonito, do restaurante estrela Michelin, Largo do Paço, em Amarante. É a proposta ideal para os dias quentes e muito fácil de preparar, ao contrário do que possa parecer.

Um dos pontos essenciais é o leite de tigre. No fundo, é a marinada que vai dar o sabor ao prato. Há muitos espaços que a fazem só com sumo de lima, mas o tradicional, e muito mais saboroso, é preparado com legumes e caldo de peixe.

Outra dica é ter muito gelo pronto. Será preciso em vários pontos da receita e irá manter o prato bem fresco, tal como se quer. Contudo, o chef não ensina a fazer o sorbet. Pode usar uma versão de supermercado ou ir até uma gelataria artesanal. Depois disto já vai estar à vontade para criar ceviches com mais peixes e até outros sabores de gelado.

Do que precisa

— 400g filete de robalo fresco
— 1 abacate maduro
— 30g de malagueta vermelha fresca
— 10g coentros
— 60g cebola roxa
— q.b flor de sal
— q.b pimenta branca
— 150ml sorbet de Manga

Para o leite de tigre:

— 75g sumo lima fresco
— 100g gelo
— 25g de caldo peixe
— 40g cebola
— 5g alho
— 40g aipo
— 15 g coentros
— 5g sal
— 15g açúcar

Como se faz:

Comece por laminar a cebola roxa e colocar em água e gelo para fica crocante. Depois faça o leite tigre. Corte cebola e o aipo e coloque a marinar no caldo de peixe com alho picado, coentros picados, sal e açúcar. Deixe no frio por 30 minutos. Passe pelo passador este caldo. Junte o sumo de lima e leve ao liquidificador com gelo.

Agora é altura de pegar no peixe. Retire a pele e as espinhas e corte em pequenos cubos. Descasque o abacate e corte também em cubos. Numa taça com gelo por baixo, coloque o peixe, a malagueta, os coentros picados e a cebola roxa. Acrescente o leite de tigre que triturou e deixe por um minuto. De seguida, junte a flor de sal e o acabate. Para empratar, sirva com uma bola de sorbet ou gelado de manda e mais um pouco do leite de tigre.

Carregue na galeria para conhecer os gelados saudáveis que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT