Gourmet e Vinhos

O vinho que trouxe uma Medalha de Ouro da Alemanha custa menos de 5€

É produzido pela Casa Santa Eulália e Plainas com uvas da casta Espadeiro e sobressai pelo aroma a frutas vermelhos.
Perfeito como aperitivo.

Do século XVII, a Casa Santa Eulália, em Atei, no concelho de Mondim de Basto, mantém-se na família há várias gerações. Está ligada à agricultura desde 1822 — mais concretamente, à vitivinicultura. A ligação à terra e o paixão pelo vinho fez com que, em 1997, a geração “Pereira e Cunha Marques Leandro” reformulasse a propriedade e desenvolvesse o projeto do engarrafamento das produções em marcas próprias: Casa Santa Eulália e Plainas.

Conhecida por apresentar bons rótulos a bons preços, por estes dias, há uma referência que será especialmente apetecível. O Plainas Rosé Espadeiro 2022, produzido a partir das uvas dos 45 hectares de vinha da família foi reconhecido numa competição internacional.

Na 32.ª edição do Grand International Wine Awards da Mundus Vini, que aconteceu na Alemanha entre 21 e 26 de fevereiro, não passou despercebido. Entre um júri composto por enólogos, produtores, sommeliers, e jornalistas especializados de todo o mundo, o vinho acabou por ser premiado com uma medalha de Ouro.

Está a um bom preço.

É produzido a partir da casta Espadeiro e sobressai pela “cor salmão, boca leve e fresca”. Em nota de prova sublinha-se a acidez viva e crocante e o aroma a frutas vermelhos. “A vindima é realizada manualmente, em caixas de 20 quilos, com desengace total e ligeira prensagem. A fermentação alcoólica ocorre em cubas de inox, a temperatura reduzida”, lê-se ainda na descrição.

Os responsáveis pela criação recomendam que a proposta seja bebida como aperitivo e como complemento de pratos de peixe, marisco e carnes frias. Deve ser servido entre os oito e os dez graus. O melhor é o preço. Custa 4,70€ e pode ser comprado na loja online.

“A tecnologia permitiu à Casa Santa Eulália enaltecer a qualidade da produção vinícola, mantendo o processo de vinificação tradicional e a cultura viva da região. A Casa Santa Eulália pertence à Região dos Vinhos Verdes. As excelentes condições climatéricas, o solo granítico e a paixão pela viticultura são os pilares da qualidade na produção das nossas uvas. A relação entre o solo e o micro-clima, confere a particularidade do tipo de uva, representando qualidade, tipicidade e identidade nas vinhas”, notam no site.

Carregue na galeria para conhecer algumas das referências que poderá oferecer ao seu pai — estão disponíveis nas grandes superfícies e ainda online na Garrafeira Nacional.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT