Gourmet e Vinhos

O vinho tinto alentejano premiado que é o match perfeito para pratos intensos

Vem de Monsaraz e tem o nome da terra. Casa lindamente com aqueles almoços prolongados, bem à portuguesa.
Uma opção para desfrutar com calma.

O Alentejo está no top das regiões de preferência de muitos apreciadores de vinho. Mas não é só o local que resulta em qualidade — o conhecimento de quem produz é essencial para alcançar o sucesso, seja nas mesas ou nos concursos.

O Monsaraz Reserva é um grande exemplo disso mesmo. As colheitas de 2017, 2020 e 2021 foram todas distinguidas em concursos de vinhos nacionais ou internacionais, com destaque para a primeira, que conseguiu obter 97 pontos e assim assegurar o lugar de um dos “50 Best in Show” entre mais de 16 mil vinhos no concurso Decanter World Wine Awards 2020. Mais recentemente, a colheita de 2021 conquistou o título de “Best of Show” no concurso Vinum-Best of Portugal. Agora, é a colheita de 2022 que está em destaque.

“Nesta colheita de 2022 do Monsaraz Reserva tinto procuramos aliar modernidade e tradição. Primeiro na escolha das castas combinando a conhecida concentração e riqueza de fruta do Alicante Bouschet, a frescura vegetal da Trincadeira e ainda a elegância e intensidade da Touriga Nacional, esta mais recente nas vinhas de Reguengos, mas com provas dadas. Em segundo lugar procurámos extrações suaves na vinificação, por forma a dar prioridade à elegância e nobreza dos caminhos. Finalmente no estágio de barrica fomos ao encontro do alargamento da paleta de aromas e de taninos polidos. Resumidamente neste Monsaraz Reserva 2022 criámos um vinho que mostra outras dimensões do terroir de Reguengos que merecem ser descobertas.”, explica o produtor.

Quem gosta de vinho, sabe que taninos maduros pedem uma coisa: carne. Neste caso em específico, assados, carnes vermelhas estufadas, carnes maturadas grelhadas e caça são ótimas opções para uma refeição em que o Monsaraz Reserva Tinto 2022 fará uma perfeita harmonização. Assim, podemos ir de pratos típicos de tacho portugueses a seleções de carnes vermelhas internacionais de elevada qualidade. Mas além destas, sejam de origem portuguesa, francesa ou outra, é fácil de comprovar o match que este vinho faz com queijos bem estruturados.

Este é um dos muitos vinhos da CARMIM, a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, criada em 1971 por um grupo de 60 viticultores que tinham como objetivo produzir e comercializar vinho, a partir da uva de um grupo de viticultores da região. Hoje conta com mais de 700 associados, a que correspondem mais de três mil hectares de vinha, além da produção de azeites. Isto sempre com “o cuidado e o respeito que o legado dos antepassados exige”.

O Monsaraz Reserva Tinto 2022 pode ser encontrado na garrafeira da marca à venda por 5,99€.

O vinho perfeito para refeições longas.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a CARMIM.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT