Gourmet e Vinhos

Oito sítios onde pode comprar os melhores bolos-rei de Lisboa

Entre receitas clássicas e irreverentes, há opções para todos os gostos na lista que lhe preparamos.
A da Gleba é uma delas.

Se é certo que o bolo-rei se encontra entre as iguarias menos consensuais, conseguindo despertar  paixão e desprezo na mesma intensidade, também o é que, chegada o Natal, poucos têm coragem de o deixar fora da mesa festiva à volta da qual se reúnem os amigos e familiares.

A partir do início de novembro, esta especialidade começa a surgir em todos os lados, de pequenas padarias a grandes superfícies comerciais. Ás propostas clássicas juntam-se as irreverentes, pensadas precisamente para os que torcem o nariz à versão tradicional e que também agradam aos que apenas gostam de variar. Em alguns sítios, contudo, está disponível o ano inteiro.

Para lhe facilitar a vida e saber onde pode encontrar os melhores, a NiT reuniu oito sugestões, em Lisboa, que vale sempre a pena considerar na hora de fazer as encomendas desta iguaria envolta em lendas. Há quem diga, por exemplo, que a sua origem remonta ao nascimento de Jesus. A lenda indica que teria sido o presente dos Reis Magos. Enquanto a côdea simboliza o ouro, as frutas e aroma representam, respetivamente, a mirra e o incenso.

No seu formato atual, porém, o bolo-rei surgiu em França para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis, como nota a Pastelaria Careca, um dos sítios que lhe sugerimos.

“Segundo esta tradição francesa, eram incluídos no bolo uma fava seca e um brinde de porcelana, normalmente uma figura do nascimento do presépio. Quem encontrasse a fava era considerado o rei ou a rainha da festa, com direito a usar uma coroa e poderia pedir um desejo, mas também deveria pagar o próximo bolo. A partir de 1870 as favas secas foram trocadas por favas de porcelana e mais tarde por gatos e outros objetos considerados de ‘boa sorte'” que, posteriormente, também foram retirados do mercado, explicam.

Carregue na galeria para conhecer oito sítios em Lisboa onde pode comprar bolos-rei deliciosos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT